Chan-wook Park é um cineasta, roteirista, produtor e crítico de cinema sul-coreano.

Nascido e criado na capital Seoul, estudou filosofia na Sogang University, onde criou o “Sogang Film Community”, um clube que visava estudar e debater o cinema contemporâneo.

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A princípio Park almejava ser crítico de arte, mas após assistir a Um corpo que cai, de Alfred Hitchcock, resolveu que seria cineasta. Quando se formou em Sogang, passou a escrever artigos de cinema para jornais e se tornou assistente de direção de alguns filmes como Watercolor Painting in a Rainy Day, de Jae-yong Kwak.

Seu filme de estreia The Moon Is… the Sun’s Dream (1992) acompanha a história de dois irmãos, um gângster e outro fotógrafo, que acabam se envolvendo em uma série de acontecimentos violentos depois que Mu-hoon tem um caso com a amante de seu chefe, um gângster extremamente violento. Seu filme seguinte, Trio (“Saminjo”, no original), foi realizado em 1997. Esses dois primeiros filmes do diretor não obtiveram sucesso e, por isso, Chan-wook continuava a trabalhar como crítico de cinema nessa época.

Joint Security Area, ou Zona de Risco, foi o primeiro sucesso do diretor. Lançado no ano 2000, se tornou um grande sucesso de público e crítica, além de alcançar a marca de filme mais visto na Coreia do Sul na época. O filme acompanha a investigação em torno de um tiroteio ocorrido na DMZ (Korean Demilitarized Zone), um forte militar na fronteira entre Coreia do Norte e Sul.

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Cena do filme “Zona de Risco” (2000)

Foi o estrondoso sucesso desse filme que tornou possível a filmagem de seu filme seguinte, Mr. Vingança.

A Trilogia da Vingança 

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substantivo feminino (vingar+ança) Retaliação contra uma ou mais pessoas em resposta a um ou mais atos lesivos. Normalmente o objetivo é causar sofrimento, conscientizar quem ofendeu do mal que causou ou garantir que o abusador/agressor não volte a repetir o feito.
vingança também pode assumir um caráter cruel quando é desproporcional ao ato causado e movida por instintos vis e sádicos.

“Eu não vejo graça em assistir um filme que preze pela passividade. Se você necessita desse tipo de conforto, é melhor procurar um spa. Meus filmes são sobre pessoas que preferem culpar outros pelos seus atos do que admitir sua própria culpa.” – Chan-wook Park.

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1 – Mr. Vingança (2002)

Mr. Vingança é um violento e cíclico ensaio sobre a violência (e meu preferido da trilogia). Ryu é um jovem surdo-mudo que trabalha em uma fábrica e também cuida de sua irmã, uma adolescente que precisa de um transplante de rim. Após ser demitido e enganado em uma negociação em que acaba perdendo o rim que doaria para sua irmã, Ryu decide sequestrar a filha do ex-patrão. Mas quando a garota morre acidentalmente, as inúmeras vinganças da trama seguem seu curso em uma espiral extremamente violenta.

Abaixo, o trailer do filme.

2 – Oldboy (2003)

Oh Dae-su acaba preso após uma noite de bebedeira e, ao sair da cadeia, resolve ligar para casa. Na cena seguinte acorda em um quarto, preso sem saber por quem ou por qual motivo e é lá que fica confinado por 15 anos. Ao sair dessa prisão, Oh Dae-su tenta entender o que se passou em sua vida, buscando vingança a qualquer custo.
Oldboy venceu o Grand Prix no Festival de Cannes de 2004, o segundo prêmio mais importante do festival (atrás apenas da Palma de Ouro) e é considerado um clássico do cinema moderno.

Curiosidade 1: Quentin Tarantino era um dos jurados do Festival de Cannes naquele ano e queria entregar a Palma de Ouro para Chan-wook Park, porém o prêmio foi dado ao filme “Fahrenheit 9/11”, de Michael Moore (primeiro documentário a ganhar a Palma de Ouro no festival).

Fato deplorável 1: O filme Oldboy ganhou um remake/paródia estadunidense feito pelo cineasta Spike Lee e com Josh Brolin no papel de Oh Dae-su (veja a foto aqui). Ficou feio, muito feio.

Abaixo, a clássica cena de luta no corredor. (Para ver o trailer, clique aqui)

3 – Lady Vingança (2005)

Geum-ja é condenada a cumprir 13 anos na prisão por sequestrar e assassinar um garoto de 6 anos, mas na realidade ela está acobertando seu namorado, o professor Baek, que sequestrava crianças pelas escolas que passava e pedia resgate para suas famílias mesmo depois de matá-las. Ao descobrir que foi traída por Baek, Geum-ja passa seu tempo na cadeia tramando uma meticulosa vingança contra seu ex-amante. Ao sair da prisão, ela começa a pôr em prática seu minucioso plano.

Abaixo, o trailer do filme.

Park afirma que Sófocles, Dostoiévski, Shakespeare, Balzac e Franz Kafka são gigantescas influências em seu trabalho. Principalmente por Dostoiévski e Kafka, notamos a incrível construção das personagens do diretor, os seus sofrimentos e motivos são sempre abordados de maneira densa. O diretor afirma que seus filmes abordam a questão: “Até que ponto a violência é justificável?”, além de serem bastante focados no medo e na dor. Segundo ele, o medo antes de se cometer um ato violento e a dor que esse ato causa são ambos implicados tanto sobre a vítima quanto sobre o agressor.

Após a trilogia da vingança, Chan-wook foi premiado por seu filme Eu sou um Cyborg, e daí? (2007) e venceu o Prix du Jury no festival de Cannes de 2009 com seu primeiro filme sobre vampiros, Sede de Sangue. Em 2013 dirigiu Segredos de Sangue, seu primeiro filme em língua inglesa e que tem Nicole Kidman e Mia Wasikowska no elenco.

Chan-wook Park é o maior cineasta coreano da atualidade e já deixou sua marca no cinema contemporânea com suas histórias recheadas de traições, violência e vingança, aliadas a sua direção precisa e intercalando seus sombrios planos reais com sequências surreais que fazem o espectador transitar entre o plano real e o da morte.

Se ainda não viu a trilogia, recomendo fortemente. É maravilhosa!

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.