Todos já ouviram falar do seriado Heroes. Para os extraterrestres que nunca ouviram, trata-se do seriado de maior sucesso das TVs mundiais, produzido pelo experiente Tim Kring, que conta a história de personagens que descobrem que têm poderes especiais.

Tim Kring, o produtor da série.

Mas o que torna a série Heroes peculiar diante das outras não é só o seu roteiro viciante, mas também a força de marketing e as estratégias de Transmedia Storytelling envolvidas em torno da série.

Conjuntamente com a série, há o Heroes Evolutions, um site que nada mais é do que um follow-up online com fragmentos de episódios, vídeos exclusivos, e conteúdos extra, que não são passados na série, mas que se não forem vistos, não prejudica quem segue os episódios pela televisão.

 

 

 

A estratégia transmedia de heroes baseia-se na imagem abaixo:
(caso não consiga ler bulhufas, clique na imagem)

 A NBC tem cerca de 43 programas (dos mais diversos gêneros, incluindo seriados consagrados com 30 Rock e o programa de Jay Leno) mas o site da série Heroes (mais de 10 mil páginas) detém 25% do tráfego de toda a rede desde que começou.Interatividade: Hana Gliterman é uma personagem que tem o poder de se transportar por ondas de rádio e redes de dados e se comunicar e comandar qualquer aparelho de comunicação. Codinome Wireless, ela foi desenvolvida para ser a anfitriã do seriado na internet e celular. “Depois de um determinado episódio, Hana apareceu no site e começou a convocar pessoas para sabotarem a manipulação da eleição que o vilão estava montando. A resposta foi inacreditável pois milhares de pessoas montaram verdadeiras comunidades para clicar até o último segundo do episódio e tentar vencer o mal. Acabamos colocando a personagem em alguns episódios da TV em função dessa resposta positiva”, disse Jesse Alexander (produtor co-executivo e escritor da série). 

Essa é só uma amostra da abrangência da transmedia Storytelling. A série foi a pioneira em aplicar tais conceitos com tanta proeza, fazendo com que patrocinadores e anunciantes se estapeiem para conseguir algum tipo de inserção de seu anúncio dentro de alguma vertente da série. Prova que essa receita é capaz de gerar lucros astronômicos, está na mesma aplicação do conceito para a estréia de uma novela aqui no Brasil. A Rede Globo tentará aplicar a mesma estratégia de sucesso de Heroes na estreante novela das 19h “Três Irmãs”. Agora é só esperar para ver se o sucesso de interatividade que a série americana teve irá se repetir em solo tupiniquim.

Segue abaixo o Teaser da novela:

Luiz Paulo Andrade, 28 de agosto  às 18:16h.

Fontes: Revista Galileu Agosto de 2008, Revista Meio Digital Março/Abril de 2008, Heroes Evolutions