Embora seja impossível definir de forma imutável o processo de uma carreira sob o risco de empobrecê-la, é essencial que o profissional avalie periodicamente suas decisões, focos, conquistas acumuladas e capacidade de empregabilidade, sob a ótica de seu objetivo pessoal – o que significa o trabalho para ele e o que espera dele – e de suas habilidades e competências – o que se é e o que se agregou ao longo com a experiência até então acumulada. A capacidade de se destacar frente a seu atual empregador, ou a um novo em potencial, deve ser reavaliada porque o mercado e suas expectativas mudam. E algo pode deixar de fazer sentido durante o percurso.

Há ainda uma inquietante pergunta: o quanto se está disposto a investir e a pagar pelo que se decide fazer? Deve se ter em mente que a empregabilidade é resultado de decisões tomadas por um profissional ao longo de sua vida. Passa pela compreensão de que ser bem sucedido não é objetivo, é consequência, inclusive das primeiras escolhas. E também de que nada é imutável e definitivo, de que só se pode ter certeza daquilo que se escolhe hoje. Por que o mercado muda e, com ele, as exigências e regras para quem constrói sua carreira, o que exige constante atenção para novas demandas e infindável atualização. Da mesma forma, para o profissional, o exercício e as experiências profissionais vão descortinar novas oportunidades e áreas de interesse que, por sua vez, se refletirão em escolhas, novas especializações e assim por diante. Entende-se que toda a experiência de alguma forma agregará contribuições e será base para o passo seguinte, talvez trazendo o sentido de que tudo isto tudo só vale se for para fazer o caminho mais sintônico com o seu próprio desejo. E para permitir maior realização e ser mais feliz.

 

foto-paulo-cunhaPaulo Cunha
Experiência profissional como: publicitário em agências de propaganda (22 anos), docente (15 anos) e psicanalista (dois anos). Doutorando em Comunicação pela ESPM-SP. Formação em Psicanálise pelo CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos). Mestre em Comunicação. Especialização em: Formação de Professores para o Ensino Superior em Marketing. Graduação em Comunicação Social. Áreas de pesquisa: pensamento estratégico, comportamento humano e cinema. Autor do livro “O cinema musical norte-americano – história, gênero e estratégias da indústria do entretenimento” e Coordenador do curso de Comunicação Social da ESPM/SP.

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