#éoquetemprahj por Loreny Roth, Luiz Guilherme Barboza, Melita Meloni

A tecnologia e a internet estão conquistando, nas eleições de 2010, os candidatos a presidência do Brasil.

Marina Silva, José Serra, Dilma Rousseff e Plínio Arruda apelaram para as redes sociais afim de reter votos da geração da internet. Todos eles, além de manter sua campanha ou propaganda eleitoral na televisão e ráidio aderiram aos programas de redes sociais como o Twitter, Facebook, Orkut e outras plataformas da web.

Entretanto, o uso das redes sociais está voltado para a divulgação do candidato, ou seja, através do Twitter eles comunicam aos seguidores onde os candidatos se encontram ou os sites que os candidatos irão participar de debates. Além disso, respondem alguns questionamentos dos eleitores. No Orkut, além da biografia dos candidatos, o foco está nas enquetes, os candidatos promovem perguntas de interesse geral e os eleitores respondem e interagem no mesmo minuto com o candidato e com outros eleitores. O Facebook, por sua vez, usa do método de divulgação das ações de cada candidato, da agenda, além dos links de vídeos dos comícios.

Em suma, o que percebemos dessa eleição é que os candidatos estão super atentos a essa nova oportunidade de conquistar votos e não deixar ninguém sem acesso a eles e suas propostas. Essa é a primeira eleição em que redes sociais tomaram proporções gigantescas no cenário político e a tendência das próximas eleições será intensificar e aprimorar o uso delas para eleger um candidato.

Essa nova realidade abre portas para os alunos de Comunicação e Design, uma vez que são especialistas nessa área e que podem, daqui 4 anos, explorarem as redes e divulgarem seu candidato.

Texto desenvolvido pelos alunos da Área de Estudos realizada nesse semestre – 2010/2.

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