Sinapse por Christian Michelassi, 14/09/2009.

Untitled-1

Pode parecer um pouco ufanista, mas o Brasil está sempre em moda. É sério! Gringo adora nossa música, nossa comida, nossa moda. Apesar de achar que nós gostamos muito mais deles quando eles vêem para cá, o Brasil quando está lá fora também faz muito sucesso.

Tudo isso começou com Carmem Miranda. Foi ela quem expôs o Brasil pela primeira vez para o mundo. Em segundo lugar vem Pelé. Antes dele éramos apenas um lugar tropical, cheio de bananas e samba. E foi com seu futebol que o nosso país ficou famoso.

Décadas se passaram, mitos foram criados e outros foram desmistificados. (Vale a pena dar uma conferida no documentário Olhar Estrangeiro, de 2006 que faz uma coletânea de cenas nas quais o Brasil é retratado com um olhar estereotipado).

Passado o estereótipo (Ou não), hoje é possível ver que ainda somos referência, principalmente quando se fala de música. Nesse video abaixo é mostrada a torcida de futebol do time Djurgården de Estocolmo que canta um remix da música Rap das Armas para a lingua deles. Se eles viram Tropa de Elite? Improvável. Se gostaram da música? Sim!

 

 

Na verdade a música foi parar naquelas terras gélidas através do DJ Quitino que passou um tempo no Rio de Janeiro, gostou da música e levou para a Europa. A torcida de futebol adotou a música como maneira de incentivar o time.

Outro exemplo de como ainda estamos na moda musical é a música Segertåget do DJ Maskinen, de Estocolmo. Ele fez um sample da música Beijo na Boca é Coisa do Passado, tocada pelo Furacão 2000 e adaptou para o sueco. Assim como eles não sabem o que a letra em português significa, os suecos, acredito, também não tem noção do que se diz na última flor do lácio.

E não é só de funk que os gringos gostam. Até Jorge Ben foi sampleado lá fora pelo Black Eyed Peas, em 1998. Repare que o começo das duas músicas são iguais:

O Brasil é um país celeiro de criativos e a gente sabe que isso não é reconhecido somente na música. Durante anos a nossa propaganda foi celebrada como uma das melhores do mundo.

Desse liquidificador que é o Brasil, onde culturas do mundo inteiro se encontraram, o melhor de cada país forma uma riqueza cultura incrível, muitas vezes desprezada por nós.

Aonde eu peguei essas informações? No boníssimo blog Mera Doxa e no site, que vale muito a visita, Who Sampled.

E não esquece de me tuitar: @NewronioESPM e @ChrisMichelassi