A BBC liberou na última sexta (4) um vídeo dos bastidores de “O Iluminado” que Vivian Kubrick, filha do diretor do filme, gravou há exatamente 39 anos.

No dia quatro de outubro de 1980, Vivian foi até o set de filmagens para registrar alguns momentos de seu pai e dos atores Jack Nicholson e Shelley Duvall enquanto eles trabalhavam na produção do longa. Os quatro minutos de vídeo mostram um pouco dos dois atores ensaiando e discutindo suas falas, além do diretor escrevendo o roteiro do filme.

Os clipes mostram algumas curiosidades dos bastidores como o processo de codificação por cores dos roteiros no set e por que cada rascunho novo possui páginas coloridas diferentes.

Jack revela sinceramente como o processo todo de gravar o longa não foi algo que, em geral, agradou muito o ator. Os clipes que provavelmente serão incluídos em uma edição especial do filme em Blu-ray, mostram a reputação do diretor de ser “frio” e analítico, mas também como os atores lidavam com isso.

Nicholson contou que é normal ter pressão em um set de filmagens mas revelou que Kubrick levava isso à outro nível.  Entretanto, o ator parecia estar aceitando essa ironia de trabalhar com um diretor que vive em um meio impulsionado por histórias comoventes, às vezes não possuir consciência de como essa “falta de empatia” pode afetar o elenco e a equipe encarregada de dar vida à essa emoção toda.

Shelley relatou que ela se ressentiu com Stanley porque ele a pressionou no set. A atriz disse que eles tinham o mesmo objetivo em mente, porém o jeito de lidar com as coisas era diferente. Apesar disso, o vídeo mostra que a atriz parece ter aceitado as diferenças de pensamentos dos dois e conta que ela respeitava Kubrick como pessoa e como diretor.

O vídeo deixa claro que a relação dos atores com o diretor era um pouco problemática porque, segundo Nicholson e Duvall, Kubrick não parecia aceitar muito bem opiniões que eram diferentes das dele e não tinha uma abordagem muito empática com eles.



quando eu não to escrevendo, to assistindo friends