O Esporte Clube Bahia apresentou a camisa oficial do time com “manchas” de óleo para o jogo contra o Ceará do dia 21 de outubro de 2019, pela 27ª rodada da série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. A ação faz parte da campanha “SOS Praia“, que promove conscientização a respeito do misterioso surgimento de óleo que atinge o litoral do nordeste brasileiro desde o final de agosto de 2019.

O Bahia tem reformulado o seu marketing nos últimos anos, posicionando a marca como um dos times brasileiros protagonistas no ativismo em defesa de causas sociais e ambientais. E tem sido muito bem recebido pela torcida baiana e outros amantes (ou não) de futebol ao longo do país e do mundo

Além do uso de toda a atenção e mídia gerada a partir da campanha, o Bahia também leiloou algumas camisas a fim de reverter o dinheiro arrecado para coletivos de limpeza das praias do litoral baiano.

O site de leilão online caiu rapidamente devido ao intenso acesso de pessoas interessadas em dar lances nas camisas.

Mas logo voltou ao ar.

Uma vez que o futebol é o esporte mais popular do Brasil e uma característica intrínseca da nossa cultura, a equipe de marketing do Bahia tem servido de exemplo para outros times brasileiros com mais poder de influência a conscientizarem seus torcedores sobre pautas importantes.

Baiano, amigão da vizinhança, ecochato, escritor amador e mestre pokémon nas horas vagas.