Primeira aula da segunda-feira: Planejamento de comunicação. Assunto da aula: Comunicação Integrada. Case: Axe. Nada de sobrenatural até que a pessoa que vos escreve chega ao trabalho e começa a olhar os blogs que olha diariamente. Em três deles (1, 2, 3) posts com formas de comunicações diferentes, mas com um mesmo conceito e de um mesmo produto. Sim, daquele desodorante. Foi o exemplo que eu precisava.

Definir o conceito de uma marca e conseguir passá-la através de vários meios e em vários lugares ao redor do mundo é tarefa bem realizada por poucos. Mais conhecida como Comunicação Integrada, a unicidade entre todas as campanhas é essencial para a construção de uma só percepção referente à marca ou produto. Através da mesma idéia, em diferentes meios, a empresa traduzirá o posicionamento da marca, sem que precise ser repetitiva.

As campanhas do desodorante Axe são diferenciadas de acordo com o país, e mesmo dentro dele existem formas de comunicação bem distintas. Porém, todas elas conseguem passar o mesmo conceito e, diga-se de passagem, de forma brilhante.

 

 

 

 

Este último vídeo é um viral decorrente do “problema” causado pelo uso do Axe:

 

Além disso, ainda tem o site… Bom meninos, fica aí a dica!

 

Arenas ESPM: Marcela Alvarez, 1 de setembro às 17:11h.