Desde os tempos de Mad Men já não é novidade que a propaganda não pode mais se apoiar só nas características do produto. Com a industrialização de quase tudo e a terceirização da produção para países em desenvolvimento, cujos chamados sweatshops produzem artigos muito semelhantes, só recebendo uma finalização com a identidade da marca.

Com tudo tão parecido, falar que é o melhor talvez não chame tanta atenção assim. Mas e se a marca, como que por loucura, se posiciona como o total oposto, a PIOR de todas? Essa é a proposta do Botto Italian Bistro, avaliado no app Yelp como o pior restaurante de São Francisco.

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Segundo relato de David Cerretini, dono do bistro, a equipe do aplicativo Yelp entrava em contato semanalmente oferecendo cotas de propaganda até que ele resolveu pagar. Terminado o período de 6 meses do contrato, viu suas melhores críticas desaparecerem, bem como a média de avaliações descer ridiculamente.

O que fazer? Oras, usar o próprio sistema do app contra ele mesmo. Cerreti resolveu incentivar as críticas ruins, se não iria ser o primeiro, que ficasse isolado como o último.

Mesmo que o serviço e os pratos não sejam motivo para críticas ruins, o restaurante oferece 25% de desconto nas pizzas em troca de uma avaliação ruim. Segundo o dono, foi a melhor ação até hoje e tem gerado ótimos resultados.

Também na mesma linha de se destacar anunciando ser o pior, está o famoso Hans Brinker Budget Hotel, o “pior hotel do mundo”. Há anos a marca cria campanhas inteiras se desculpando por seus serviços pouco eficientes, suas acomodações desconfortáveis, sua higiene duvidosa e até mesmo pela falta de itens um tanto quanto essenciais, como toalhas.

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A estratégia funciona muito bem, a quantidade de viajantes, em sua maioria estudantes e mochileiros, que vai ao hotel especialmente pela curiosidade de conhecê-lo é enorme. E, como diz Tijmen Receuver, gerente do hotel, “nossos clientes já chegam com expectativa zero, então é fácil de se surpreenderem com a qualidade real do nosso hotel”.

Sim, a velha máxima que prega “fale bem, fale mal, mas fale de mim” ainda está valendo.

Minha barba. Minha vida.