Há exatamente uma semana foi postado no Youtube o vídeo da “banda de um editor só”, que foi criado a partir da edição de inúmeros vídeos de pessoas ao redor do mundo cantando ou tocando algum instrumento.

O canal Kutiman foi o responsável pela “regência” dessa obra e, assistindo ao vídeo, vemos o trabalho inacreditável do autor em editar tantos sons diferentes e fazê-los funcionar juntos. Violões, guitarras, trombone, violoncelo, baixo, piano, órgão elétrico e inúmeros outros instrumentos foram cadenciados para montar a canção “Give it up”.

O resultado pode ser conferido abaixo:

Esse vídeo foi só mais uma das incríveis montagens/experimentações musicais que encontramos Youtube adentro.

Trilha sonora do Mario Bros. feita acapella, 5 pessoas tocando One Direction em um piano, Miley Cyrus com roupagem dos anos 50 e “Somebody that I used to know” com 4 caras, uma moça e um violão são só alguns exemplos das versões fantásticas que encontramos ali.

– Tem também a pianista sexy. Aquela que foi no Silvio Santos tocar pelada, lembra? Melhor não postar aqui. –

Um dos canais que costuma dar novas roupagens a músicas conhecidas é o Poomplamoose, um dueto formado pelos multi-instrumentistas Nataly Dawn e Jack Conte (que formam, também, um casal na vida real). Abaixo a versão doce que eles fizeram para Mister Sandman, originalmente cantada pela banda The Chordettes.

The Piano Guys é um grupo formado por Jon Schmidt (piano) e Steven Sharp Nelson (violoncelo). Eles costumam misturar música clássica com música pop e contam com a ajuda de dois outros membros que ajudam na produção e montagem dos vídeos.

A seguir a versão do conjunto para a música “What Makes You Beautiful”, originalmente lançada por Nissim Ourfali (na verdade, o original é do One Direction, mas o Bar Mitzvah do Nissim é extremamente mais expressivo).

A banda canadense de indie rock Walk Off the Earth fez uma versão da música “Somebody that I used to know”, do compositor Gotye, em que os 5 membros da banda tocam um só violão.

Eles também fizeram, em parceria com a banda estadunidense Parachute, uma versão de Happy, música hit do cantor Pharrell Williams, tocada basicamente com ukuleles.

O pianista estadunidense Scott Bradlee montou uma banda para tocar algumas músicas pop atuais com roupagem dos anos 50. No vídeo abaixo, a bela Robyn Adele Anderson acompanha o pianista, dando um toque mais classudo (e sexy) à música “We Can’t Stop”, de Miley Cyrus.

Smooth McGroove, é o nome artístico de Max Gleason, um youtuber que refaz trilhas sonoras de games clássicos em versões a capella. Aqui, uma versão do tema Overworld, do icônico Super Mario World do SNES.

O grupo Pentatonix faz inúmeras versões a capella de todos os tipos de música. Abaixo, a versão em um take do pot-porri “Evolution of music”, abordando a evolução da música do século XI até os dias atuais.

Para terminar, o canal do pianista Scott D. Davis, que faz versões de hard rock e heavy metal utilizando apenas um piano. Ele já lançou um disco intitulado “Pianotarum” que era um tributo ao Metallica no piano (a versão dele para Master of puppets pode ser conferida aqui).

Abaixo, a versão do músico para Sweet Child O’Mine, do Guns n’Roses, não devendo nada aos solos de Slash e descendo mais leve que os gritos de Axl Rose.

Esses são só alguns exemplos da infinitude de versões e experimentações incríveis que podemos encontrar no Youtube. Quanto mais garimpamos a rede, mais abordagens incríveis encontramos.
Obrigado, Youtube.

Bônus: Adele + Cabras.

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.