Sinapse por Fernanda Belk, 24/11/2009

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Quando se fala em companhias de celulares aqui do Brasil, já me vem a cabeça “é tudo porcaria e não tem nenhuma que se salve”. Por mais estratégias diversificadas e ações para chamar a atenção do consumidor, sempre tem alguma coisa ruim por trás. Mas a pergunta que fica é: isso acontece somente no Brasil?

É incrível a diferença de prioridades, costumes e hábitos entre os países. Pesquisei sobre o preço de planos de celulares em empresas dos Estados Unidos e fiquei chocada. Os planos são muito atrativos e não vem aquela sensação de estar sendo roubado pela operadora. Como segue a imagem, existem planos ilimitados e mesmo os mais baratos dão um banho nos planos das operadoras de celular do Brasil.

celularComo por exemplo da empresa T-Mobile, por 60 dólares, o plano inclui 500 minutos, mais mensagens e internet incluída. Veja abaixo a tabela de preços do Tim Liberty que já dá para ter uma base das diferenças entre os planos de uma operadora do Brasil e dos EUA. Para obter o plano mais ilimitado possível é preciso pagar 499 reais, e na T-mobile, 80 dólares. Picture 3

O meu plano conta fixa é ruim, não é barato e rende muito pouco. Segundo meu pai: “filha, você pode gastar tudo e quanto quiser de celular porém eu só pago 35 reais por mês”. E com um plano de 35 reais eu não tenho direito a nada, e nem de entrar em nenhuma promoção. Tá, eu não estou aqui pra ficar fazendo reclamações pessoais, mas a diferença das operadoras do estados Unidos e Brasil é enorme.

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Uma matéria antiga da Exame sobre operadoras de celular, mostra como os clientes deste setor não são fiéis e muitos mudam de empresa quase sempre para se aproveitar de novas promoções. Isso ocorre em detrimento do mal atendimento, estratégias de atração de novos clientes. Muitas destas empresas estão preocupadas em apenas roubar o cliente do concorrente, sendo que é comprovado que é 5 vezes mais barato rentabilizar um cliente do que atrair novos. 

O call center das operadoras também não é de se agradar muito. E o pior é que não estou generalizando, passei por todas as operadoras possíveis e imagináveis de São Paulo. Não dá para entender que diante de tanta informação, pesquisas de mercado essas empresas continuem dando gafes deste tipo. Não adianta ficar criando mecanismos para adquirir novos clientes se não são fieis, sendo assim, porque não utilizar as nossas famosas estratégias de CRM?

A questão que fica é, por que existe este “cartel” dessas operadoras aqui no Brasil? Todas são muito semelhantes e na minha percepção não valorizam os clientes que possuem. Será que isto é apenas consequência de todo mundo estar conformado e  simplesmente aceitar? É difícil se mobilizar contra essas organizações,  entretanto acho que vai mudar quando uma operadora quiser realmente se importar com seus consumidores e se diferenciar dos concorrentes.

 

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