Para os filmes foram 10, para os atores também… Mas com as mulheres a Academia errou menos. Eis as 5 melhores interpretações femininas que não levaram o Oscar.

1 – Jodie Foster em Taxi Driver 

Personagem: Iris Steensma (coadjuvante)

Quem levou a estatueta? Beatrice Straight por Rede de Intrigas (Personagem: Louise Schumacher)

jodi_foster_taxi_driver

Taxi Driver é tido como um dos maiores filmes da história do cinema estadunidense e protagonizou uma das maiores zicas da Academia: Perdeu o prêmio de Melhor Filme para Rocky: Um Lutador (que apesar do Stallone e apesar das inúmeras sequências é um grande filme, por isso não o citei como ‘desmerecedor’ do Oscar na lista dos 10 melhores filmes que não levaram a estatueta). Rede de Intrigas é também um filme brilhante, porém a atuação de Beatrice Straight de maneira nenhuma é mais merecedora do que a adolescente Jodie Foster (com 14 anos na época das filmagens) encarnando uma adolescente levada para o triste e violento caminho da prostituição.

 

2 – Whoopi Goldberg em A Cor Púrpura 

Personagem: Celie (principal)

Quem levou a estatueta? Geraldine Page por O Regresso para Bountiful (Personagem: Carrie Watts)

1985-A-Cor-Púrpura

Geraldine Page é sublime em um filme que retrata de maneira sensível as dificuldades do envelhecimento, mas Whoopi Goldberg é maior ainda nesse clássico de Steven Spielberg (que é um produtor maior do que diretor, mas que tem seus momentos).

Whoopi Goldberg vive Celie, uma jovem que é abusada pelo pai e tem 2 filhos com ele. Além de perder a capacidade de procriar ela é “doada” a Mister (Danny Glover) um fazendeiro extremamente violento que a trata como escrava e companheira e é apaixonado por uma cantora de blues. (Curiosidade: O filme também conta com a participação de Oprah Winfrey. SIM, aquela Oprah!)

Se existe dúvida de que Whoopi deveria ter ganho a estatueta, assista ao filme e veja no final a “cena da faca”. Spielberg nos carrega por uma tensão imensa e nos liberta no fim (ponto pra ele)! E mais: A ÚNICA mulher negra a ganhar o Oscar de melhor atriz principal foi Halle Berry por “A Última Ceia” em 2002. Mas a primeira deveria ter sido Whoopi 16 anos antes.

 

3 –  Glenn Close em Atração Fatal

Personagem: Alexandra Forrest (principal)

Quem levou a estatueta? Cher (sim, aquela Cher) por Feitiço da Lua (Personagem: Loretta Castorini)

MSDFAAT EC002

Não precisa de muito: De um lado tem a Cher atuando (não é tão ruim, mas convenhamos que no filme ela contracenava com Nicolas Cage e do lado do Nicolas Cage até a turma do Crepúsculo se sai bem) e do outro Glenn Close como a amante-psicopata abandonada por Michael Douglas. Esse Oscar não era da Cher…

 

4 – Salma Hayek em Frida

Personagem: Frida Kahlo (principal)

Quem levou a estatueta? Nicole Kidman por As Horas (Personagem: Virginia Woolf)

fhd002IDA_Salma_Hayek_049

Nicole Kidman não é uma atriz fenomenal e pertence àquele escalão Hollywoodiano ao qual também pertence seu ex-marido (Tom Cruise): Se não der pra ter Daniel Day-Lewis, Meryl Streep, Leonardo DiCaprio ou Kate Winslet, chamem-na que o serviço sai razoavelmente bem feito. No entanto, nesse caso o embate é um pouco maior do que entre atrizes: é entre as personagens. Virginia Woolf ou Frida Kahlo? De um lado a escritora britânica e do outro a pintora mexicana.
Somos latino-americanos e dos trópicos e principalmente: Salma Hayek se sai muito melhor como Frida do que Nicole Kidman como Virginia.

 

5 – Quvenzhané Wallis em Indomável Sonhadora

Personagem: Hushpuppy (principal)

Quem levou a estatueta? Jennifer Lawrence por O Lado Bom da Vida (Personagem: Tiffany Maxwell)

beasts-1

Quvenzhané é a atriz mais nova a ser indicada a um prêmio da Academia (tinha 9 anos quando aconteceu a premiação) e bateu 4.000 candidatas ao papel principal em Indomável Sonhadora. Em O Lado bom da Vida Jennifer Lawrence vive uma mulher recentemente viúva que acaba de perder o emprego e sofre de problemas psicológicos e contracena com Bradley Cooper, um homem com transtorno bipolar.

Do outro lado, Quvenzhané é Hushpuppy, uma menina que vive com seu pai doente em uma comunidade extremamente pobre do estado da Louisiana e que descobre uma realidade fantástica quando uma forte tempestade atinge seu povoado.

9 anos de idade e uma atuação primorosa (ainda mais para uma atriz tão nova) que não deixa espaço para a loirinha do Jogos Vorazes (que nos dois filmes é morena).

 

 

O Oscar 2015 é nesse Domingo e não custa lembrar as 2 listas anteriores que fizemos sobre os erros da Academia:

Os 10 Melhores Filmes que não Levaram o Oscar

Os 10 Melhores Atores que não Levaram o Oscar

 

E você acha que alguém ficou de fora ou que tem algo errado com essa ou as outras listas? É só deixar nos comentários!

Se ainda não assistiu a algum desses filmes, recomendo-os todos. Pegue uma pipoca e boa sessão!

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.