O dia primeiro de abril é conhecido como dia da mentira há muito tempo. Há diversas explicações sobre como surgiu essa brincadeira: a mais conhecida começou na França no Século XVI. Nessa época, o ano novo era comemorado em 25 de março com a chegada da primavera e incluía troca de presentes e bailes animados todas as noites durando uma semana, terminando em 1º de abril. Entretanto, isso mudou em 1564 quando o rei Carlos IX da França adotou o calendário gregoriano e determinou que o ano novo seria festejado no dia 1º de janeiro.

Mesmo assim, alguns franceses resistiram à mudança e mantiveram a comemoração na antiga data. Isso acabou virando motivo de ridicularização para algumas pessoas que passaram a fazer gozação aos conservadores adeptos do calendário anterior, sendo apelidados de “bobos de abril”.

Já nos dias de hoje, muitas marcas começaram a se utilizar do dia das mentiras para interagir com seus consumidores de formas muitos criativas e diferentes.

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Um caso especial, ocorreu hoje quando a Netflix anunciou que o inacreditável tinha acontecido: “Atendendo a pedidos, finalmente ‪#‎GoT chegou à Netflix”. Entretanto, tudo não se passava de uma brincadeira da empresa, pois quando acessado o link da série, descobríamos que “GoT” significava Glauber, o Tijolo. Muitos fãs de Game of Thrones acharam a ação brilhante por terem conseguido enganar tantas pessoas, já que essa série pertence a HBO, uma concorrente direta da Netflix, sendo assim, impossível de ser disponibilizada no serviço de streaming da marca. Em apenas 35 minutos, o post feito no face tinha 23 mil likes.

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Outro caso aconteceu ontem quando a marca de seguros “Ensurance” divulgou uma campanha chamada “Election Insurance” para pessoas que não tem estômago para suportar a possível vitória de determinado candidato à presidência.

Criar ações inteligentes e ao mesmo tempo engraçadas usando o dia primeiro de abril são trabalhos realmente desafiantes e muito difíceis de acertar. Mas, quando feitos de maneira certa, os resultados podem ser muito positivos e até trazer um engajamento maior do seu consumidor.

Texto por: Leonardo Botelho

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