Alejandro González Iñárritu é um cineasta mexicano nascido em 15 de Agosto de 1963 na Cidade do México.

Foi o primeiro cineasta do México a ser indicado a um Óscar de Melhor Diretor e também o primeiro mexicano a ganhar o Prix de la mise en scène (prêmio de melhor direção) no Festival de Cannes.

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Iñárritu no set de “21 Gramas”

Iñárritu cresceu em um bairro de classe média, na região central da Cidade do México, e sua família sofreu um grande abalo durante sua infância quando seu pai, um banqueiro bem-sucedido, declarou falência, forçando sua família a uma situação mais difícil enquanto ele crescia. O cineasta diz que suas principais memórias cinematográficas da infância são dos filmes Jesus Christ Superstar, de Norman Jewison, e do musical Hair, de Milos Forman.

O cineasta também cita os escritores argentinos Julio Cortázar e Jorge Luis Borges como grandes influências literárias em seu trabalho, principalmente por suas composições não-lineares de narrativa e pelo realismo mágico empregado em suas obras.

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O escritor argentino Julio Cortázar

Perto dos 20 anos de idade, Iñárritu fez algumas viagens pelo mundo trabalhando em um navio cargueiro. Ele diz que essas viagens tiveram profunda influência em seu trabalho como cineasta, sendo que alguns dos países e paisagens que ele usou em suas filmagens posteriores foram visitadas por ele nessa época.

Quando retornou à Cidade do México, se formou em comunicação pela Universidad Iberoamericana e, em seguida, trabalhou como locutor da rádio WFM, tendo em 1988 se tornado diretor da estação e transformado a rádio na maior audiência do país.

De 1987 a 1989, Iñárritu compôs trilhas sonoras para 6 filmes mexicanos. O cineasta afirma que a música contribuiu mais para sua formação como artista do que o próprio cinema.

Nos anos 90, junto de Raul Olvera, fundou a Z Films, onde começou a escrever, dirigir e produzir curtas-metragem e comerciais. A partir dessa produtora, migrou para a televisão onde escreveu e dirigiu o piloto “Detrás del dinero”. Durante a década de 90 a Z Films se tornou uma das maiores produtoras do país e foi a partir dela que Iñarritu chegou ao cinema.

A Trilogia da Morte

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Composta pelos filmes Amores Brutos (2000)21 Gramas (2003)Babel (2006), a trilogia aborda a condição humana em suas infinitas interconexões. Os filmes em seu formato, seus temas e narrativas relatam histórias paralelas que em algum momento encontram pontos de intersecção, assim como a própria existência humana.

Um acidente automobilístico acaba em tragédia no México, um professor de matemática recebe um transplante de coração de um homem que foi morto junto de suas filhas por um ex-prisioneiro, um menino atira em um ônibus lotado de turistas do outro lado do mundo. Essas três obras de Iñárritu capturam a essência de encontros acidentais, das intersecções que acabam por nos tornar mais humanos, por mais trágicas que sejam, além da constante alienação que temos em relação à figura dos “outros” (sejam eles de outra etnia, país, bairro, posição social), esquecendo que somos sempre os “outros” de alguém. Uma vez compreendida nossa posição como o “outro” dos “outros”, por assim dizer, percebemos que a essência desse “outro” tem de ser aceita e internalizada, antes de entendermos/formarmos nossa própria humanidade.

Amores Brutos (2000)

Escrito por Guillermo Arraia, Amores Brutos é o primeiro filme dirigido por Iñárritu para os cinemas. O longa nos apresenta de maneira não-linear, 3 histórias que se cruzam em um acidente automobilístico na cidade do México.

Em entrevista no Festival de Cannes, Iñárritu disse o seguinte: “Esse formato que eu utilizo não é nada novo, Rashomon (filme de Akira Kurosawa), há décadas atrás já brincava com a estrutura e o tempo na narrativa… Meu pai é um grande contador de histórias, começa no meio e segue indo e voltando no tempo. Esse é um jeito interessante de se contar uma história. Minha tia sempre conta histórias de maneira linear e isso me dá sono, me deixa esperando por um final que eu já sei qual é… Eu normalmente construo meus pensamentos dessa maneira, pulando para o final ou começo.”

Os 3 plots:

1 – Octavio e Susana: Estrelado por Gael García Bernal e Vanessa Bauche, Susana é casada com Ramiro, irmão de Octavio que, por sua vez, é apaixonado por ela e não aprova a maneira violenta com que o irmão a trata. Octavio tenta persuadi-la a fugir com ele e, precisando de dinheiro, se envolve em uma rede violenta de rinhas caninas que culmina no acidente automobilístico central do filme.

2 – Daniel e Valeria: Estrelado por Álvaro Guerrero e Goya Toledo, esse segmento nos apresenta Daniel, um editor de sucesso que deixa sua família para viver com a modelo espanhola Valeria, que teve sua carreira interrompida pelo acidente causado por Octavio. Valeria está presa a uma cadeira de rodas enquanto se recupera no apartamento em que vive com Daniel. Um dia, seu cachorro de estimação, Richie, desaparece por baixo do assoalho, o que gera imensa tensão na vida do casal fazendo ambos duvidarem da solidez de seu relacionamento.

3 – El Chivo e Maru: Estrelado por Emilio Echevarría e Lourdes Echevarría, o último segmento nos apresenta um antigo professor que se envolveu com a guerrilha mexicana, acabando preso por 20 anos. Ele aparece no filme como um andarilho acompanhado de inúmeros cães de quem ele toma conta, mas apesar de parecer uma figura desolada, morando em um depósito abandonado, Chivo é um assassino profissional. Por inúmeras vezes durante a narrativa, Chivo tenta ligar para sua filha Maru, que ele abandonou aos 2 anos de idade para entrar na guerrilha. El Chivo é contratado por um empresário para matar seu sócio e, quando está a caminho de completar seu serviço, é interrompido pelo acidente central da trama.

Abaixo, o trailer do filme:

21 Gramas (2003)

“Ás vezes eu sinto que não há saída, fico horrorizado com a natureza humana. Quando você tem um filho você desenvolve mais medos, mais ideias, mais questionamentos… Eu tento exorcizar minhas emoções com meus filmes, é minha maneira de me sentir salvo, fingindo que tenho controle sobre o filme.” – Iñárritu, em entrevista no Festival de Cannes.

Benicio del Toro é Jack Jordan, um ex-prisioneiro que se vale de sua recém-descoberta religiosidade para se recuperar de seu vício nas drogas. Sean Penn é Paul Rivers, um professor casado com Mary (Charlotte Gainsbourg) que precisa de um transplante de coração. Naomi Watts é Cristina Peck, uma mulher que também está se recuperando de seu vício em drogas e que vive no subúrbio com seu marido e suas duas filhas. Esses 3 núcleos se encontram quando Jack atropela o marido de Cristina junto de suas duas filhas e o coração do homem é doado para Paul.
O nome do longa vem da descoberta do médico Duncan MacDougall, que no início do século 20 dizia ter provado a existência da alma humana por ter calculado que os corpos perdiam 21 gramas quando morriam.

Abaixo, o trailer do filme:

Babel (2006)

“As crianças às vezes pagam o preço pelas coisas estúpidas que os adultos fazer… As fronteiras dentro de nós, que foram ensinadas por nossos governos, nossos pais, nossas religiões, nossas escolas e raças, fazem-nos pensar que somos superiores, inferiores ou melhores – todos os estereótipos, todas as nossas ideologias estão destruindo o mundo e, dentro de nós, estão limitando nossa habilidade de conexão.” – Iñárritu em entrevista no Festival de Cannes.

Ambientado simultaneamente no Marrocos, Japão, México e Estados Unidos, o filme nos apresenta um ônibus lotado de turistas viajando por terras marroquinas quando é atingido por um tiro. Susan (Cate Blanchett), viajava com seu marido Richard (Brad Pitt) no ônibus quando é ferida. Paralelamente, os filhos do casal atravessam a fronteira com sua babá mexicana sem seu conhecimento, uma garota japonesa surda, cujo pai deixou alguns anos antes um rifle com aldeões marroquinos, tenta lidar com suas frustrações adolescentes e a polícia do Marrocos investiga esse suposto ato terrorista.

Abaixo, o trailer do filme.

Além da trilogia, Iñárritu dirigiu inúmeros curtas-metragem, incluindo um capítulo da coleção de curtas sobre o 11 de Setembro, e o aclamado filme Biutiful (2010) com Javier Bardem. Seu mais recente filme, Birdman, estreia no Brasil em Janeiro de 2015 e conta com Michael Keaton e Edward Norton no elenco.

Com seu olhar sensível e seu magistral controle sobre o desenvolvimento de suas narrativas, Iñárritu se tornou um dos maiores cineastas do nosso tempo.

Se você ainda não viu a Trilogia da Morte, corra! Você não sabe o que está perdendo.

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.