Hoje (12) a Agência Arenas ESPM recebeu algumas visitas especiais, a dupla de criação Otávio Schiavon e Marcus Kawamura. Os publicitários, que trabalham atualmente na AlmapBBDO, estiveram na Agência para bater um papo e olhar os portfólios dos nossos criativos. Otávio Schiavon é redator, já ganhou leões em Cannes e passou por grandes agências como Leo Burnett São Paulo, Leo Burnett Lisboa, Leo Burnett Colombia, Fischer&Friends e DM9DDB. Marcos Kawamura, por sua vez, é diretor de arte e se formou na ESPM.

A dupla opinou sobre as campanhas, analisou a funcionalidade das peças e o fechamento das ideias, proporcionando um feedback aos alunos crítico e bem próximo do encontrado no mercado. O nível das peças analisadas surpreendeu os profissionais, que ainda deixaram algumas dicas importantes. Otávio, como redator, ressaltou a importância de saber fazer título, aqueles para atender as necessidades diárias, lembrando que nem sempre as ideias geniais ajudam no dia-a-dia da agência. Já o Marcos, destacou a relevância de um diretor de arte saber mexer com fontes, para isso ele recomendou a decupagem de anúncios como exercício de percepção.

A opinião dos dois, no entanto, foi unânime em relação ao domínio de cultura publicitária, para eles é importantíssimo conhecer o que já foi feito na publicidade brasileira e as ideias já usadas em campanhas. Outro ponto destacado pelos profissionais foi a necessidade de ser um criativo “híbrido”, que consiga desenvolver desde um print até uma campanha digital.

Depois de todos os portfólios examinados, Otávio Schiavon e Marcos Kawamura elegeram, com muita dificuldade devido a grande qualidade de todas, as três melhores peças feitas pelos criativos do Arenas durante esse semestre e deixaram suas opiniões a respeito delas. Confira:

1º lugar – Camila Shoji e Rafael Melo

Uma ideia simples, barata e de fácil execução. Mas, não confunda simplicidade com facilidade: ter ideias muito boas e simples não é uma tarefa fácil. Totalmente pertinente e poderia ser apresentada tranquilamente para o cliente.

2º lugar – Felipe Paiva e Maria Eduarda Volpato


Bradesco Seguros – Mais uma ideia simples e pertinente. É criativa, passa a mensagem rapidamente e com o tom de humor ideal.

2º lugar –Rafael Melo e Gustavo Paro


Museu da Pessoa – Campanha madura e com direção de arte impecável, poderia ser veiculada com os olhos fechados.

3º lugar – Alan Chung e Fabio Oliveira


Cada usuário é capaz de ouvir só um instrumento. Para ouvir a música inteira, precisa estar sendo ouvida simultaneamente com os amigos. Promover a socialização entre as pessoas de um jeito novo e divertido é um dos objetivos principais das campanhas digitais.

3º lugar – Felipe Paiva e Rafael Melo


A mistura de interação entre plataformas digitais de uma forma fácil de ser experimentada pelo usuário agradou aos jurados.

 

Estudante da ESPM e aspirante a publicitária e comunicóloga. Adora escrever qualquer coisa que não seja sobre ela mesma.