Que falar de política é polêmico todo mundo sabe.

Principalmente em época de eleição, falar sobre o assunto é quase um convite pra uma briga de opiniões sem fim.

Mas estamos num momento que não dá para fugir, precisamos participar se esperamos algum tipo de mudança no final do dia.

O problema é que, propositalmente ou não, a política não é um assunto acessível no Brasil, nem democrático.

Somos bombardeados por informações na TV, no Facebook, Whatsapp, mas como sabemos que o que estamos lendo não se trata de algo tendencioso, ou partidário. Fake News elegeu o Trump nos EUA, como você sabe que pode confiar naquela notícia que a sua tia repostou no grupo da família?

Foi pensando nisso que a youtuber Jout Jout decidiu sair da zona do conforto da imparcialidade e fazer um quadro no seu canal que procura ensinar como funciona a política brasileira de maneira clara e imparcial.

A série se chama “Era uma vez um voto…” e terá um total de 10 vídeos que já estão sendo lançados durante esse período de eleições.

Dá uma olhada:

Os vídeos são todos curtinhos, mas bem informativos. Ela explicar como funciona a democracia brasileira, passando pelos 3 poderes e cada cargo político. Além de apresentar sites, aplicativos e até redes sociais que podem continuar te mantendo atualizado de uma forma bem imparcial.

Como disse a própria Jout Jout:

“A ideia desses vídeos é dizer: “Você quer ser de direita? Quer ser de esquerda? Quer apoiar a ditadura? Fique à vontade porque esse é seu direito democrático. Com a ditadura menos, mas tudo bem (risos).”

“Eu não vou me associar a nada. Se me associarem, não é problema meu. A gente controla o que fala e não o que as pessoas entendem.”

“Quero que as pessoas aprendam a votar no que acreditam e não por influência da mãe, do amigo, do tio. Se faz sentido para o cara privatizar tudo, beleza, mas ele precisa saber as consequências disso tanto para ele como para o Brasil”. 

Pareço descolado, mas vou dormir depois da novela.