Uma das áreas que mais me interessa dentro do mercado lúdico é a dos advergames. A junção de jogo com propaganda sempre abre portas para experiências interessantes. No meu livro novo, o GAME DESIGN: MODELOS DE NEGÓCIO E PROCESSOS CRIATIVOS , falo um pouco sobre essa modalidade e reproduzo algumas ideias nesse breve post.

O pesquisador Mauro Berimbau (2010, p.63) nos diz que advergames são jogos criados especificamente para uma marca, construídos do início ao fim em torno de um produto ou serviço. Berimbau ainda lembra que quando se afirma que o jogo é construído especificamente para uma marca, em vez de um local no ciberespaço onde é possível a aquisição de espaço publicitário digital, o jogo se revela como o próprio formato da publicidade. Aqui a publicidade não usa o mundo digital para comunicação – a publicidade dá forma aos elementos constitutivos deste mundo digital, bem como compõe as relações entre esses elementos.

Dentro do ambiente dos advergames, duas estratégias são mais exploradas: in-game advertising e product placement. Poels e Herrewijn (2011, p.1) definem in-game advertising como o uso de games digitais como meio de divulgação de publicidade; as autoras ainda apontam que nesse contexto o jogador vive uma experiência de marca durante o gameplay. A ideia de in-game advertising, inclusive, pode ser vista no jogo Pole Position (Atari, 1982) que na sua versão japonesa exibia outdoors com a marca de cigarro Marlboro (BARTON; LOGUIDICE, 195, 2009).

Já Ricardo Cavallini (2006, p. 81) aponta que product placement é o uso do produto dentro do contexto do jogo, por exemplo, no jogo Worms 3D (PC/Playstation 2, 2004) da SEGA, os personagens bebem o energético Red Bull para conseguirem dar pulos mais altos.

Referências:

BERIMBAU, Mauro. Advergames: Comunicação e consumo de marcas, 2010. 136 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) – PPGCOM ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo.

BARTON, Matt; LOGUIDICE, Bill. Vintage Games: an insider look at the history of Grand Theft Auto, Super Mario, and the most influential games of all time. Oxford: Focal Press, 2009.

CAVALLINI, Ricardo. O marketing depois de amanhã. São Paulo: Digerati Books, 2006.

HERREWIJN, Laura; POELS, Karolien. Putting Brands into Play: How Player Experiences Influence the Effectiveness of In-Game Advertising. Proceedings of the DiGRA (Digital Games Research Association); 2011 Sept 15-17; Utrecht, Netherlands: p.1-19. Disponível em <http://www.vincevader.net/blog/brandsplay.pdf> Acesso realizado em 1/5/2014

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Vince Vader

Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.

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