Os executivos da Pepsico Brasil devem acreditar piamente que rola uma força sobrenatural que fez as vendas de Doritos crescerem 40% no país, sem que a empresa tenha feito o mínimo de comunicação.

Na verdade, o salgadinho é pouco explorado pela subsidiária brasileira. O produto tem uma forte imagem de marca, é amado pelos seus consumidores e pertence a uma empresa de bastante credibilidade e líder no setor.

Lá fora, o Doritos tem uma comunicação bastante forte e inovadora, que passa o conceito da marca e faz com que seus consumidores sejam ainda mais fiéis. Dentre outras várias ações, a Pepsico fez uma promoção na qual os consumidores enviavam comerciais criados por eles mesmos e o vídeo vencedor foi veiculado no Super Bowl.

Você ficou impressionado? Ah… mas o que é o Super Bowl para uma empresa que já veiculou comercial no espaço? Sim queridos, e-s-p-a-ç-o. Outro vídeo, vencedor de um concurso no estilo do que eu acabei de citar, foi transmitido para estação espacial européia EISCAT que enviou o sinal para um sistema solar localizado a 42 anos-luz da Terra.

Agora a pergunta: por que no Brasil nunca rolou nem um comercialzinho de 30 segundos na TV? Cá entre nós, falta de verba não é. Bom, o fato é que a Pepsico percebeu a força de seu produto aqui no país e resolveu chegar com tudo, but… a fábrica da Elma Chips pegou fogo e eles tiveram que tirar todos os novos produtos e, conseqüentemente, as campanhas do ar.

Agora que as coisas tão voltando ao normal para a gigante dos salgadinhos, as campanhas começam a aparecer aqui no Brasil e com o jeito cool que é inerente ao Doritos.

Em primeiro lugar, os participantes da comunidade do Orkut “Queremos Doritos 5Kg” receberão o produto exatamente do jeito que eles desejam: em pacotes de nada mais nada menos que CINCO quilos. Haja Doritos!

Além disso, a Pepsico criou uma promoção na qual os consumidores devem adivinhar quantas tortillas têm no pacote de 132 kg e 3 metros de altura que contém o produto – de verdade –  e que está pendurado em algum lugar que eu ainda não descobri onde. As imagens do super pacote serão transmitidas no site, ao vivo, a partir do dia 21/10.

E mais uma vez, voltando àquele papo de comunicação integrada e conceito de campanha, o pacote de 132 kg reforça o posicionamento da marca. O Doritos, nesta sua nova fase brasileira, quer ser visto como um produto para ser consumido com os amigos, em momentos de descontração. E nada melhor que um super pacote para juntar os Doritos’ Lovers.

Marcela Alvarez, 21 de outubro às 16:15h.