Pense em arte japonesa. A primeira referência que vem na cabeça provavelmente é A Onda de Hokusai. A famosa pintura faz parte do chamado Ukiyo-e. Você não sabia, mas já conhecia esse estilo de pintura muito similar a xilogravura. Mas essa vertente da arte oriental é muito mais que uma onda.

onda
A Grande Onda de Kanagawa 1830

A história é divida em dois períodos: Edo e Meiji. A primeira época, iniciada no século XVII e terminada em 1867, retratava a vida cotidiana da cidade de Kyoto. O avanço das técnicas fez o estilo Ukiyo-e ganhar popularidade, e também muita censura. Temas políticos e sexuais eram estritamente proibidos. Com o apoio popular, ocorre mais tarde o desenvolvimento da arte para o comércio. O período Meiji, que durou até 1912, caracterizou-se pela abertura ao ocidente.

chushingura-ukiyo-e4
Samurai Fight in the Snow, 1830

Essas negociações com o ocidente possibilitaram a chegada de diversas obras na Europa. O estilo Ukiyo-e então atinge fortemente a arte ocidental. As curvas expressivas e o arrojado uso de cores do Ukiyo-e, influênciaram artistas impressionistas como Vincent Van Gogh e Claude Monet.

Van Gogh 13 f_0373
A Cortesã (após Eisen)
Vincent Van Gogh

A influência não parou na história. O artista japonês Ekakino Nakawaga  resolveu retomar a cultura oriental misturando os samurai Ukiyo-e com o retrato de seus personagens favoritos.

O trabalho evidencia uma arte bonita e rica em história mas com pouco destaque no mundo ocidental.

japa
Ukiyoe Character series 7 “STAR WARS Darth Vader”

japa3
Ukiyoe Character series 1 “DRAGON BALL SON-GOKU”

japa2
Ukiyoe Character series 28 “Super Mario Bros Super Luigi”

 

vindo de outros tempos mas sempre no horário.