A campanha “Drink Up”, lançada pela Organização para uma América mais Saudável e criada por Y&R e VML, ambas de Nova York, apresenta um bebedouro que “conversa” com as pessoas quando seus lábios tocam a água.

O bebedouro, desenvolvido pela empresa de design YesYesNo e instalado num parque no Brooklyn, intriga e surpreende cada um que faz seu uso, com frases como “Saudações, consumidor de água”e “Você está alimentando mais de um trilhão de células com sede”.

A principal ideia é mostrar o quanto consumir água pode ser divertido. Mas podemos ir além, trazendo outras discussões, como a questão ambiental.

Um fator impactante é o descarte de materiais de forma inadequada no meio ambiente. O vídeo “The Story of Bottled Water” fala sobre como as empresas criaram a imagem de que a água de torneira não faz bem, oferecendo como alternativa uma água pura: a água engarrafada.

A ideia se enraizou de tal forma que o consumo desse produto foi e continua sendo muito alto, em especial nos Estados Unidos. Mas e para onde vai todo esse plástico? Essa é a grande questão.

Nesse caso, este bebedouro poderia ser uma alternativa ao consumo exacerbado de água engarrafada. E, caso a ideia fosse ampliada, seria um ganho para toda a sociedade por possivelmente gerar uma mudança no comportamento.

Mas e se fosse no Brasil? Em tempos de falta d’água, estes bebedouros poderiam transmitir mensagens que conscientizassem a população para a preservação desse bem universal.

Tim Burton, gatos e gosto musical duvidoso.