Muito muda da nossa percepção sobre os filmes que assistimos quando, após os créditos, uma pequena frase aparece na tela do cinema, TV ou computador: “baseado em fatos reais”. Saber que o que acabamos de ver aconteceu de verdade em algum ponto da história nos sensibiliza, e torna os personagens ainda mais humanos e tangíveis. Mas até onde os produtores e diretores têm liberdade poética para alterar os fatos em nome da sétima arte?

Foi com esse questionamento em mente que a plataforma Information is Beautiful, que é especialista em análise de dados das mais diversas origens, criou a página Based on a True True Story?. O objetivo é comparar os fatos reais diretamente das fontes usadas nas produções e construir uma linha do tempo cena a cena dos filmes que pode ser desmembrada em momentos que são completamente falsos, nem tão falsos, completamente verdadeiros ou desconhecidos.

Esses foram alguns dos filmes analisados:

A plataforma tem uma legenda que permite a análise:

Baseado na legenda, já é possível perceber que o filme O Jogo da Imitação é quase que inteiramente inventado para o cinema, enquanto que em A Rede Social tem mais fatos verídicos conforme a história caminha para o fim.

Além disso, o site permite que você clique nas barras coloridas. Quando isso acontece, uma nova aba se abre e fornece uma breve informação (com as fontes) sobre o que aconteceu de verdade para você comparar com a cena do filme sendo analisada:

Plataformas como essa (que está disponível desde 2016) aproximam o público do que está acontecendo por trás das câmeras, e talvez até mais do que isso: proporciona a todos os espectadores a experiência única de conhecer mais sobre histórias que merecem estar nas telas e nos nossos corações.

eu toco teclado numa banda chamada internet.