Sinapse por Lucas Youssef, 17/03/2010

Billy Corgan em apresentação dos Pumpkins.

 

Billy Corgan é chato – incrivelmente chato. Sempre tem lugar garantido ao lado de Axl Rose, Courtney Love e Macy Gray nas listas de músicos irritantes. Por isso surpreende que tenha partido dele uma das iniciativas mais legais da cena musical mainstream: contratar músicos pela internet.Sua banda, The Smashing Pumpkins, lançou sete álbuns ao longo das últimas duas décadas e pode-se dizer que foi a grande banda de rock de alternativo dos anos 90 (por favor, não pense que rock alternativo tem qualquer coisa a ver com Paramore). E agora vem com um projeto ambicioso de lançar 11 EPs (aqueles CDs que estão no meio do caminho entre singles e álbuns). E como o primeiro deles, Songs For a Sailor, sai em abril, não é difícil imaginar a importância da seleção.

Os Pumpkins procuram por dois novos integrantes: baixista e tecladista. A novidade é que os interessados em fazer parte da banda devem enviar seus currículos com fotos e vídeos de performances para emails correspondentes a cada posto (pumpkinsbass@gmail.com e pumpkinskeys@gmail.com – baixo e teclado, respectivamente), e a partir daí será feita a seleção.  

No site há um aviso: a banda não fará qualquer distinção baseada em idade, etnia ou experiência pessoal do candidato, o que é confirmado pela história da banda.  Mike Byrne, de vinte anos, é o atual baterista, e foi encontrado ano passado num processo semelhante, em que o fator decisivo foi a qualidade do músico em vídeo. (Caso você tenha se interessado ou conheça alguém que talvez se interesse, o prazo para envio é 31 de março e mais informações podem ser obtidas no site oficial da banda).

Mike Byrne, baterista selecionado para a banda no ano passado.

 

Billy Corgan inovou porque se trata de uma grande banda. Não é o caso de ele já ter um nome respeitado e resolver formar uma nova banda com pessoas desconhecidas – empreitada com que não teria muito a perder. Não. Ele está levando desconhecidos para a banda em que já está há vinte anos, e que tem fãs descontrolados ao redor do mundo. Aliás nada melhor, já que o descontrole do vocalista super mala foi a principal causa para alguns dos ex-integrantes deixarem o grupo.

Fora isso, há um (bom) tempo existem os sites com classificados de bandas que procuram alguém para completar a formação. No Brasil os principais são o TOSEMBANDA e o Forme sua banda. Nesses dois é possível encontrar algumas bandas que têm como propósito viver de música  e outras que tocam pelo hobby. Uma ótima oportunidade para quem está com as cordas afinadas, esperando para tocar.

(Abaixo o vídeo de um dos inscritos no processo seletivo para baixista do The Smashing Pumpkins)

Twitter: @yousseflucas @NewronioESPM