Algumas vezes a melhor abordagem para criar uma peça é a simplicidade, ou até mesmo a preguiça – demonstrando a verdadeira autenticidade por trás do produto ou serviço. Basicamente, ser cara de pau te traz uma certa credibilidade pela sinceridade de sua comunicação. E foi certamente isso que o designer Dave Blackhurst pensou quando fez um poster para o pub de seu amigo, visando aumentar a popularidade das noites com música ao vivo. Eu poderia contar a história inteira mas acho que a imagem já diz praticamente tudo.

friars-640x660

O anúncio metalinguístico acabou chamando a atenção de internautas, viralizando no Twitter e partindo para a página principal do reddit logo em seguida. Simplesmente mostrando a conversa entre o dono do bar, Tom Hughes, e seu amigo designer, a propaganda com certeza consegue causar risadas por sua sinceridade. Mas seria ela realmente sincera? Sim, meu caro leitor, assim como todo filme de M Night Shyamalan – existe uma reviravolta nessa história.

Na verdade, o chat nunca existiu. Dave nem sequer tem um iPhone, ele mentiu para todos nós – demonstrando sua competência no ramo publicitário ao enganar os consumidores.

Brincadeiras a parte, Dave partiu de sua missão pensando em fazer algo diferente, foi quando lhe surgiu a ideia de recriar a conversa entre ele e seu amigo em um chat. Mas, ironicamente, ele não possui um smartphone e sim um Nokia C2, o que deixou a execução a parte mais demorada do processo todo. Aparentemente Dave é um visionário paradoxal, tendo ideias de 2017 enquanto ainda usa um celular de 2011 – um verdadeiro old-school. No fim das contas ele teve de usar um gerador de mensagens online e Photoshop, tomando cerca de 3 horas para a criação do poster. Por que ele não simplesmente pegou o iPhone de seu sobrinho emprestado e fingiu estar conversando com seu amigo? Também não sei, mas o resultado acabou sendo bom de qualquer maneira.

Obviamente, o dono do pub ficou surpreso e satisfeito com o sucesso inesperado do anúncio. “Eu vi muitas pessoas parando para tirar foto dele, então realmente foi efetivo. Recebi uma mensagem na segunda, quando me falaram que tinha viralizado e alcançado 3 mil likes no Facebook. Na terça foi uma loucura. Recebemos mensagens de várias pessoas também e as visualizações no site cresceram muito. Ele realmente fez um bom trabalho.” – disse Hughes.

Viciado em Games, viciado em futebol, viciado em cinema, viciado em séries e viciado em drogas pesadas: leite, glúten e anime.