O mundo do cinema, assim como as demais esferas corporativas, ainda é muito machista. Entretanto, isso vem mudando e as mulheres tem ganhado cada vez mais espaço, mesmo que lentamente. Por isso, a conta do Twitter @filmdaze, gerenciada por um grupo de escritores interessados em filmes e séries, resolveu fazer um vídeo juntamente com o editor @cIemmie, listando diversos filmes dirigidos por mulheres nos últimos 10 anos.

De acordo com dados levantados pelo Center for Study of Women in Television & Film, em 2016, apenas 8% dos 250 filmes de maior destaque foram dirigidos por mulheres (e não é por falta de opção). Nos Estados Unidos, todo ano, metade dos alunos formados em cinema são mulheres sendo que apenas 1,9% delas tem chance dirigir uma produção com grande orçamento.

Sendo assim, o vídeo foi feito para destacar os longas mais incríveis dirigidos por mulheres e vamos comentar sobre alguns deles.

Um dos filmes presentes nessa edição é “Lady Bird”, dirigido pela atriz e roteirista norte-americana, Greta Gerwig. O filme conta a história de Christine McPherson, uma jovem que está no último ano do ensino médio e que sonha em fazer faculdade longe de Sacramento, cidade em que mora. Porém, a ideia é firmemente rejeitada por sua mãe. A produção mostra uma jornada de amadurecimento da personagem principal enquanto ela tem que lidar com problemas da adolescência como obrigações estudantis no colégio católico e seu  primeiro namoro. O filme teve várias indicações importantes como o Oscar além de levar um Globo de Ouro para casa.

Outro longa mostrado no vídeo é “Quase 18” da roteirista, produtora e diretora Kelly Craig. A produção é focada na vida de Nadine, uma garota super introvertida que tem apenas uma amiga, Krista. Porém, ambas brigam quando Krista começa a namorar o irmão mais velho de Nadine, fazendo com que ela se sinta mais sozinha do que nunca, tendo que enfrentar o ensino médio praticamente sozinha, já que perdeu seu pai quando era mais nova e sua relação com sua mãe é péssima.

“Selma: Uma Luta Pela Igualdade” também é um filme destacado no vídeo, dirigido por Ava Marie DuVernay, uma roteirista, publicitária e distribuidora de filmes norte-americana. O longa é uma cinebiografia do pastor protestante Martin Luther King Jr., acompanhando as marchas realizadas pelo ativista social em 1965 iniciadas na cidade de Selma, no interior do Alabama até a capital do estado, Montgomery. Uma coisa bem diferente desse filme é a maneira que ele aborda MLK. Diferente de várias biografias que mostram o ativista como alguém de caráter inabalável e virtuosa que age por emoção e impulso, “Selma” enxerga Martin Luther como um militante movido pela razão.

Por fim, outro exemplo dentre os filmes dessa “lista” é “O Mau Exemplo de Cameron Post”, dirigido pela cineasta, produtora cinematográfica e roteirista Desiree Akhavan. O longa é sobre a adolescente Cameron que, quando descobre que sente atração por mulheres, é enviada pela tia para um centro religioso que afirma curar jovens atraídos pelo mesmo sexo. Um ponto muito interessante da obra é que ela trata de temáticas importantes como intolerância sexual e o embate entre a religião e as escolhas individuais ainda na adolescência.

Esses são apenas alguns dos nomes de mulheres maravilhosas que tem ganhado destaque no mundo do cinema. A gente espera, obviamente, que nos próximos anos muitas consigam o reconhecimento que merecem nessa esfera ainda dominada pelos homens.

 

quando eu não to escrevendo, to assistindo friends