#ÁreaDeEstudos por Nathália Guisasola

Nos últimos anos, a presença da TV por assinatura nos lares brasileiros tem crescido em nível acelerado. Dos 11 milhões de brasileiros com TV por assinatura, 5 milhões são da nova classe média do país. Além disso, 65% dos integrantes da Classe C pretendem adquirir o serviço ainda esse ano. Esses dados fazem parte da pesquisa “A Classe C na TV”, divulgada pelo Instituto Data Popular.

Em relação à programação, o levantamento mostra que os filmes dublados são preferência de 76% da classe C enquanto apenas 49% das classes AB preferem esse tipo de filme. Esse é o principal fator para a grande parte dos canais da TV por assinatura terem mudado sua programação com o propósito de passar filmes dublados. Segundo o Ibope, em 2010, os canais FOX, TNT e Telecine Pipoca, nos quais todos exibem filmes dublados, lideraram o ranking dos mais visto na TV paga.

Com relação ao cinema, a última pesquisa realizada sobre a preferência do público foi feita pelo Instituto Datafolha em 2008. A análise mostrou que 56% das pessoas que vão ao cinema, em média, uma vez por mês preferem filmes dublados, enquanto que 37% gostam mais dos legendados. Esse é o principal motivo para a oferta de cópias dubladas terem aumentado nos cinemas brasileiros. Na rede Cinemark, as salas que mais demandam cópias dubladas estão localizadas nos shoppings Interlagos e Aricanduva, em São Paulo, de acordo com o Diretor de Programação da rede, Ricardo Szperling.

Twitter @NewronioESPM