Um dos maiores desafios de um roteirista é criar um começo capaz de prender um espectador. O início de um filme precisa ser igualmente cativante e eficiente, no sentido de contar exatamente o que precisamos saber sobre a história; e, segundo o livro Screenplay, de Syd Field, são as 10 primeiras páginas de um roteiro que são responsáveis por essa tarefa.

E, se tem um roteiro que foi capaz de fazer tudo isso, foi o de O Diabo Veste Prada.

Os diretores e roteiristas do filme clássico estrelado por Anne Hathaway e Meryl Streep usaram várias técnicas sutis mas ainda assim efetivas para prender atenção dos espectadores, isso apenas nas dez páginas do roteiro, e com elas também é possível entender todo o relacionamento que vai se desenvolver entre Andy e Miranda e seus dias no escritório da Revista Runway.

Na primeira página do roteiro, conhecemos Andy (Anne Hathaway), a protagonista, enquanto ela se arruma. Intercaladas com suas cenas, vemos imagens de três ou mais outras garotas no mesmo processo: enquanto uma das mulheres passa batom e gloss labial, por exemplo, Andy passa manteiga de cacau. Ou, enquanto outra garota passa horas na frente do espelho decidindo o que vestir, a protagonista se contenta com a primeira coisa que vê, valorizando o conforto.

A partir dessa comparação curiosa, tomamos conhecimento de quem é nossa protagonista: uma jornalista inexperiente, principalmente no mundo da moda.

Uma vez que conhecemos Andy, é hora de conhecer o que está em jogo no filme, e o que ou quem estará lá para acompanhá-la. É então que, por volta da terceira página do roteiro, Andy chega no escritório da Revista Runway e conhece Emily, uma mulher que claramente gosta de moda, mas que não possui tanta autoconfiança assim. Ela que será a guia de Andy para esse novo universo em que a história se passa.

Nós logo aprendemos que Emily é assistente sênior e está encarregada de contratar uma assistente júnior (a razão pela qual Andy está lá) e lança a pergunta que determina o caminho que o filme seguirá: será que a nossa protagonista conseguirá o trabalho, sabendo que as outras mulheres que que tentaram não sobreviveram à ira da chefe, Miranda?

Aqui, o roteiro nos ensina outras duas coisas muito importantes: a primeira é que Miranda é uma personagem importante; a outra é que este não é um trabalho qualquer, então Andy terá uma oportunidade única de se sair bem nele.

Entre as páginas cinco e seis do roteiro, nós aprendemos mais sobre o poder de Miranda através da reação dos outros personagens quando ela é mencionada. Basta lembrar daquela cena icônica quando a chefe está chegando no escritório e todos os funcionários praticamente curvam-se na presença dela, e o ambiente se transforma em um verdadeiro caos de pessoas afobadas para agradá-la.

 

E então Miranda chega, e descobrimos a razão pela qual todos a temem. A Editora-Chefe da Revista Runway mal entra em cena e já começa um monólogo que dura uma página e meia, falando apenas dos seus pedidos impossíveis e comentários claramente superiores. Miranda é o oposto de Andy: uma expert quando o assunto é moda, e impossível de impressionar.

Conforme nos aproximamos das últimas páginas do início do roteiro, também nos aproximamos do chamado “showdown”: é a hora de Andy responder a pergunta que Emily lançou e enfrentar Miranda.

No entanto, é de se esperar que a entrevista de emprego não vai tão bem, porque já sabemos bem quem Andy é. A protagonista, que esperava ser julgada pelo seu talento, é reconhecida apenas pela sua ignorância para a moda. Mas é essa mesma ignorância que faz com que Andy não tenha medo da Editora-Chefe e a enfrente.

É esse “showdown” que explica o enredo do filme todo: durante o resto do filme, vemos Andy se esforçando para mostrar seu potencial e em seguida Miranda maltratando Andy, para em seguida a protagonista surpreender Miranda e, ultimamente, valorizar mais a si mesma.

E é então que na página 11 do roteiro (coincidentemente, na marca de dez minutos do filme), Emily apresenta a resposta à pergunta mais importante do filme. Sim, Andy é contratada como assistente júnior na Revista Runway, e a partir daí, bom, você já sabe.

Se você quer saber mais sobre a construção do roteiro de O Diabo Veste Prada, assista ao vídeo do canal Lessons From The Screenplay.

eu toco teclado numa banda chamada internet.