Campanhas onde estranhos sentam juntos e fazem coisas desde conversar até alimentarem uns aos outros já se tornaram comuns e de certo modo clichés. Porém ignorando todas as recomendações de fazer algo inovador a Ray-Ban levou completos estranhos para sentarem e criarem uma conversa a partir de 4 perguntas em um cartão.

A peça é parte da campanha #ItTakesCourage da Ray-Ban e vem de gancho com outra parte dessa mesma campanha chamada Open Your Heart (Abra Seu Coração), mesmo com esse monte de palavras o encaixe de tudo isso é meio confuso. Apesar disso o resultado do vídeo é muito bonito, num senso emocional, pois dois (supostos) estranhos dividem ali, mesmo que por alguns breves minutos, experiências marcantes, boas ou não, revelando para o outro seu lado mais intimista e recluso.

Apesar de ser um formato já testado e utilizado vigorosamente, existe nesse um diferencial: antes de conversarem os participantes devem olhar nos olhos um do outro por 4 minutos, algo que teoricamente cria uma intimidade com o outro. Essa cena combinada com o filtro preto e branco e o estilo de filmagem criam uma atmosfera que parece acolher o espectador, mas ao ver as conversas entre os participantes, parece que há alguma coisa faltando aquele momento onde há o constrangimento de falar de assuntos íntimos ou as risadas nervosas.

Algo que se mantêm confuso é a real intenção dessa campanha da marca, já que segundo eles a #ItTakesCourage quer levar ao mundo conteúdo poderoso e impactante em um trabalho desenvolvido em conjunto com os maiores criativos do mundo em várias áreas para falar sobre o tema e documenta-lo na vida. Ou seja, pode aparecer de tudo mas, nesse caso específico a coragem aparenta ser a abertura para falar de algo muito íntimo com alguém que seja diferente de você. Só recomendamos que se resolver encarar alguém por 4 minutos, que ele também esteja ciente.

Ei! Você que ta ai lendo! Para de me stalkear!