É muito difícil existir na sociedade contemporânea se você não sabe o que é a Netflix. Atualmente um dos principais serviços de streaming do mundo, a empresa é conhecida por ser muito transparente quando fala do lançamento de novas produções, mas falha um pouco nesse aspecto quando o assunto são dados e estatísticas.

Quando a Netflix divulga algo além do número de assinantes, já é uma vitória. E essa vitória chegou ontem, quando saiu o relatório do meio do segundo semestre da plataforma, e no meio de tantas informações, uma chamou a atenção de várias pessoas:

Essencialmente, a Netflix está comparando o sucesso das suas produções ao aumento da quantidade de seguidores no Instagram de seus atores. De fato, o impacto dos filmes e séries parece ser grande, e não é preciso analisar esses gráficos por muito tempo para ter essa conclusão. A atriz Millie Bobby Brown, por exemplo, não tinha nem uma conta, mas após seu sucesso estrondoso em Stranger Things, ela não só apareceu no Instagram como conquistou 17 milhões de seguidores.

É claro que essa análise deixa de lado outras informações que poderiam influenciar nesse aumento do número de seguidores. Às vezes, aquele determinado ator só é muito bom em administrar sua conta, ou apareceu muitas vezes na aba explorar, ou o artista pode estar envolvido com outro trabalho que não tem a ver com a Netflix dentro do período de tempo analisado.

Mas deixando tudo isso para lá, é muito interessante observar que os seguidores do Instagram são uma nova métrica para observar o sucesso de uma nova produção. Afinal, os fãs de uma série ou de um filme tendem a se espalhar pelas redes sociais, e a percepção da Netflix sobre esse fato pode mudar a forma como o mercado das plataformas de streaming se comporta perante o público.

eu toco teclado numa banda chamada internet.