Whiplash e Cisne Negro ambos são filmes que lucraram com bilheteria, aclamados pela crítica e vencedores de Oscar. Além do sucesso obtido, eles também possuem temas semelhantes. O canal de Youtube “Lessons from The Screenplay” analisou como ambos os filmes possuem uma estrutura praticamente igual e como se diferem ao utilizarem ela de maneira diferente.

Whiplash conta a história de Andrew buscando ingressar na “Studio Band” da escola de música Schaffer após Fletcher, renomado mestre da escola, assisti-lo tocando bateria logo na primeira cena do filme, a partir dali acompanhamos o baterista em busca da perfeição para satisfazer seu professor e provar seu valor.

Cisne Negro conta a história de Nina, uma bailarina extremamente técnica que deseja conseguir o papel principal de Rainha Cisne para uma nova peça, ela também possui um mentor mas seus motivos para atingir a perfeição são outros.

Ambos os filmes tomam rumos diferentes pelos mesmos meios, na jornada dos protagonistas existem os obstáculos, os seus desejos, seus concorrentes, sua família representando seus medos; o diferencial entre eles está justamente como cada história se molda de modo diferente a partir desses fundamentos.

O vídeo possui legendas tanto em inglês quanto espanhol.

Os filmes são verdadeiros “estudos” de pessoas com personalidades, vidas e objetivos diferentes, por esse e outros motivos são tão efetivos e bem sucedidos. São obras focadas em seus protagonistas, na qual o enredo não é de tanta relevância, apenas demonstrando como uma jornada difícil pode alterar alguém, algo que é feito com extremo realismo. Acima de seus enredos estão os questionamentos feitos pela obra, como: “Os meios justificam os fins?” ou “Quão longe alguém pode ir por um momento único?”.

 

 

Viciado em Games, viciado em futebol, viciado em cinema, viciado em séries e viciado em drogas pesadas: leite, glúten e anime.