Sinapse por Marília Matai, 28/09/2009

 

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Já é difícil quebrar a cabeça para lançar algo novo no mercado, manter o produto também não é nada fácil. E aí segue todo o estudo das grandes marcas com base nos amplos conceitos de marketing, na concorrência, nas estratégias e por aí vão todas as teorias que as marcas tentam tangibilizar. E para uma boa saída de diferenciação as grandes empresas tentam algumas atitudes viáveis, como a customização.

Afinal de contas, queremos ser únicos, ter atendimentos ágeis e simpáticos. Queremos um estilo próprio, um diferencial. Queremos da marca aquilo que os outros não tem.

A Nike foi uma das primeiras a tomar essa atitude. Para os fanáticos dos tênis da marca, a Nike pensou em mais do que lançar novos modelos, mas também dar liberdade para seus consumidores montarem seus próprios tênis com as cores e tecidos que preferirem.

 

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O sistema é simples, qualquer um pode montar seu tênis pela internet através dessa ferramenta chamada Nike Id. O preço também é acessível, e o produto é entregue em sua casa em 7 dias, mas para isso você tem que residir nos EUA ou tentar de algum jeito fazer um acordo com algum conhecido ou parente que vive no país norte-americano e tentar trazer seu tênis para cá.

Outra grande ousadia, são os carros Mini Cooper. Se falavam que vender carros vermelhos que era difícil, imagine repassar algo desse tipo.

 

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Diferenciação. Você escolhe o desenho, logo, também paga bem por isso. Mas e o resultado? É o único a ter algo do tipo.

Essa também é umá ótima alternativa para as marcas se divulgarem pelas cidades!

No universo feminino, que mulher nunca passou pela situação levemente constrangedora de não encontrar um sapato exatamente com a cor ou estampa que queria? Pensando nelas que a marca de sapatos Dream Heels possibilita em seu site na criação de novos sapatos. Todo mês um design novo é eleito e o seu criador recebe US$ 250, mais um vale presente do mesmo valor e US$ 0,50 por cada par vendido (até um máximo de US$ 1.500).

 

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Trazendo a idéia para o Brasil, a Brastemp planejou toda uma logística para fazer confecções únicas de alguns de seus produtos. Em um dos casos, você pode montar seu refrigerador, escolher as divisórias e ainda optar pelas cores da sua geladeira.

Para montar o seu produto basta entrar no site dessa ferramenta chamada Brastemp You e montar seu produto através de um software implementado no site.

 

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No final, um produto único, com um design que encaixa perfeitamente com as suas necessidades.

A customização veio como uma nova alternativa, algumas marcas tentam e conseguem otimizar suas atividades e criar mais valor a seus clientes.

Uma tentativa um tanto quanto desafiadora, mas todos os consumidores fiéis adoram, e aqueles que adoram pouco passam a gostar mais ainda. E o melhor de tudo, não acham ruim ter que pagar mais caro por isso.

 

Twitter @mmatai @NewronioESPM