#Sinapse por B.Young

No mercado da moda brasileira, preço baixo sempre foi ligado a algo “non-fashionable”, algo barato, sem estilo. E até meados de 2000, as grandes redes de varejo de vestuário como C&A, Renner, Riachuelo, etc, competiam no mercado por preços baixos, e vendiam o conceito  de ser o mais barato. Porém, isto mudou, quando outras grandes como WalMart, Carrefour e entre outras grandes começaram a vender roupas também, e claro, com preços bem competitivos. O que restou para as lojas de departamento? Competir com outros diferenciais: Vender Moda ou o conceito “fashion”. Foi através disto, que a moda de departamento teve sua mudança de estratégia, e começou a investir pesado na produção de suas roupas e de sua marca, desde a criação de um jornal de moda, site com o preview das roupas, e dicas de moda para atrair o consumidor final.

A líder do setor, C&A, chamou vários estilistas aclamados pelo mundo da moda para eles produzirem coleções para a marca, assinando seus nomes na coleção. Entre eles estão os nacionais Sergio K., Amir Slama, Isabela Capeto, Maria Bonita, Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovitch e entre outros.

É claro, as peças que estão presentes na C&A, não apresentam a mesma qualidade, e os produtos são diferentes da loja do estilista, assim as peças apresentam o estilo do fashion designer, apenas. Esta tentativa da empresa segue os passos da gringa H&M, onde o High Fashion é assinado por designers famosos como Jimmy Choo, Marc Jacobs, Stella Mccartney, e outros, tendo preços bem baixos.

Outra que segue os mesmos passos da líder é a concorrente Riachuelo, que chamou Oskar Metsavaht, da marca Osklen, para produzir uma coleção limitada pro verão de 2011. Assim, esta empresa copia toda a estratégia da líder do mercado.

P.S: Para reforçar mais o conceito fashion, a C&A reformou a loja onde fica no Shopping Iguatemi, e lançou o C&A flagship, onde você encontra um espaço com um design totalmente diferente, com consultores de moda e peças dos estilistas. E esta loja é a única que é assim.

Tudo encaminha que a estratégia da líder está dando certo, e por isso, as outras seguidoras Renner, Riachuelo, Marisa estão mexendo os pauzinhos para competir, porque se não ocorrer uma mudança, elas terão um faturamento anual muito inferior.

Quer seguir no twitter? Pô! demorou Beyoung1990 @NewronioEspm