O clima, elemento natural, fora de nosso controle pode nos afetar pessoalmente e como sociedade. Isso é o que diz o artista Olafur Eliasson, criador que utiliza a nossa relação com o clima na maioria de seus trabalhos. O conceito é o da percepção de seu próprio sentido, em relação a natureza. Nossa interação com o mundo e os outros é tão influenciada pelo clima quanto por qualquer outra coisa.

o Youtuber Ryan Hollinger explora esse ponto de vista na arte, focando sobre como esse processo ocorreu visualmente nos meios artísticos. Sua análise vai desde a influência do cenário cultural e social no retrato do clima em pinturas, a função de previsões do tempo até como a natureza é utilizada na fotografia e no cinema.

Nas pinturas, a diferença entre um naturalista e um realista é realçada, além do significado por trás do clima escolhido naquelas obras em específico. Por exemplo: “O Declínio do Império Cartaginês” de William Turner.
The Decline of the Carthaginian Empire ... exhibited 1817 Joseph Mallord William Turner 1775-1851 Accepted by the nation as part of the Turner Bequest 1856 http://www.tate.org.uk/art/work/N00499

Na obra o por do sol simboliza justamente a queda do império, enquanto o “Nascimento do Império Cartaginês” utiliza o nascer do sol pelo motivo contrário.

Você pode conferir o vídeo abaixo.

Viciado em Games, viciado em futebol, viciado em cinema, viciado em séries e viciado em drogas pesadas: leite, glúten e anime.