Em 15 de setembro de 1890, na Inglaterra, nascia Agatha Christie, a mulher que se tornaria a romancista mais bem sucedida de todos os tempos.

97l/29/huty/7633/12

Conhecida principalmente pela criação do detetive belga Hercule Poirot e da detetive amadora Miss Marple, Christie é a terceira autora mais publicada da história sendo ultrapassada apenas por Shakespeare e a Bíblia e em 1971 Christie recebeu o titulo de Dama da rainha Elizabeth II por sua contribuição a literatura.

Em 1916 a romancista começa a escrever seu primeiro livro, O Misterioso Caso de Styles. Inspirado no famoso Sherlock Holmes, o romance apresenta Poirot que investiga a morte da rica proprietária da mansão Styles. O personagem se tornaria protagonista de 33 de suas histórias, mas o sucesso só veio em 1926 com “O Assassinato de Roger Ackroyd” que mostra novamente as habilidades do detetive, que dessa vez procura o culpado pela morte de Ackroyd, que foi assassinado após receber uma carta da viúva Miss Ferrars dizendo que foi chantageada a matar seu marido.

imgres-1
David Suchet como Hercule Poirot

No ano seguinte Agatha introduziu a senhora Jane Marples no conto “O Clube das Terças-Feiras”. A detetive amadora participou de 12 histórias da escritora e de duas séries nos anos que viriam: uma em 1984, da rede BBC estrelando a atriz Joan Hickson e uma 2004 da ITV e WGBH Boston com Geraldine McEwan no papel principal.

imgres-2
Geraldine McEwan como Miss Marple

Em 1934 um de seus maiores sucessos foi publicado: Assassinato no Expresso Oriente, onde a viagem do trem é interrompida por uma nevasca. Pela manha, um dos passageiros é encontrado morto e a neve indica que o assassino esta no expresso. O livro mais conhecido de Christie, teve uma adaptação ao cinema indicada a seis Oscars, em 1974 e dirigida por Sidney Lumet.

Meia década depois veio “O Caso dos Dez Negrinhos”, o livro mais difícil de escrever segundo a autora. Na história 8 pessoas são convidadas para uma mansão em uma ilha, porém quando chegam lá percebem que, além da cozinheira e do mordomo, ninguém estava na casa. Enquanto os hóspedes esperam por seu anfitrião, cada um morre de acordo com a música “Ten Little Soldiers”. O livro teve várias adaptações para o cinema, incluindo Ten Little Indians(1965), Ten Little Indians(1974), Desyat Negrityat(1987) e Ten Little Indians (1989)

Em 1976 foi publicado “Um Crime Adormecido”, que mostra Miss Marple investigando o caso de Gwenda Reed, uma moça que jura nunca ter estado na Inglaterra, mas tem a sensação de conhecer uma velha mansão. Esse livro encerra as aparições de Miss Marple.

No mesmo ano, depois da morte da autora, é autorizada a publicação de “Cai o Pano” onde Poirot volta ao local de seu primeiro caso: a Mansão de Styles. Escrito nos anos 40, Christie exigiu que a publicação fosse feita após a sua morte pois seu detetive morre no fim da obra.

Nenhum outro livro foi escrito dando continuidade aos personagens da escritora até 2014 quando Sophie Hannah, que foi escolhida a dedo pelo neto de Christie, publicou “The Monogram Murders” que conta com a volta do detetive belga.

Com 6 romances, 24 peças de teatro, e  80 livros e histórias sobre detetives, Agatha faz jus ao apelido de Dama do Crime.

A menina que não sabe o que escrever.