A primeira cena de Mr. Robot é da cidade de Nova Iorque. Embora a série seja focada em Elliot e sua narrativa como personagem, a sociedade como um todo, como vemos desde essa cena, é um dos personagens principais, o que é visto muitas vezes pelo enquadramento utilizado.

Na maioria dos dramas, é utilizada a regra dos terços, na qual os personagens ficam em um dos terços da cena, o que faz com que a emoção deles seja colocada como foco. Já em Mr. Robot, a única cena em que isso acontece é quando somos apresentados a Elliot pela primeira vez. O restante da série insiste em colocar os personagens das formas mais inusitadas na tela, mostrando que suas emoções não são o foco daquilo tudo.

4-Unbelievable-Ways-Directing-Styles-Improve-Story-Mr.-Robot-Framing-and-Composition

O desejo da série de falar de algo maior é refletido tanto na história em si, quanto na forma em que vemos ela acontecendo. O enquadramento diferente do que estamos acostumados a ver nos dá um certo desconforto, o que a série procura fazer, nos colocando em situação de reflexão quanto a sociedade e o momento no qual vivemos.

Além de diferenciar Mr. Robot da maioria dos dramas na televisão atual, a cinematografia da série da USA mostra os efeitos da sociedade nos personagens da série esteticamente, colocando-os cada vez mais à margem, tanto na tela, quanto em relação aos demais.

Mais sobre o enquadramento da série no vídeo abaixo:

 

De grão em grão, tanto bate até que fura.