Se você acha que a banda mais nerd do mundo são os caras do Weezer ou a Barenaked Ladies, que gravou a música tema de Big Bang Theory, você está errado.

Com mais referências a eventos históricos, poesia e literatura que qualquer outra banda do planeta, o título de banda mais nerd do mundo vai para, pasmem, Iron Maiden!

IRON MAIDEN ft Lauderdale 2010

Banda necessária no desenvolvimento do gosto musical de qualquer metaleiro e referênia para todo mundo que já tentou começar a tocar guitarra alguma vez na vida, a banda formada em 1975 tem 15 álbuns de estúdio gravados e infinitos singles e shows ao vivo lançados.

O mais recente álbum, The Final Frontier, já está fazendo 4 anos, o que leva grande parte dos fãs a especularem que um novo álbum já esteja sendo gravado, mas nada foi confirmado até agora.

Mas voltemos às referências da banda. Bruce Dickinson, vocalista e empreendedor (que foi tema aqui do blog lá em janeiro), é um leitor voraz que tem especial predileção por Ficção Científica e Romances Históricos, e também Steve Harris é grande fã de filmes e livros, tendo a  mitologia e a história grande influência em suas composições.

Aqui uma “listinha” com algumas referências:

As mais fáceis (músicas que levam o nome do livro)

Phantom Of The Opera

Inspirada no livro homônimo de Gaston Leroux, que também virou musical por Andrew Lloyd Weber que foi adaptado para um filme dirigido por Joel Schumacher (quanta coisa!). É aquele do homem com a máscara que vive nas catacumbas da Ópera de Paris, eu sei que você conhece.

Murders on the Rue Morgue

É um conto de Edgar Allan Poe, em que um detetive investiga o assassinado de duas mulheres em Paris, onde várias testemunhas ouviram o assassino falando mas divergem sobre a língua que ele falava.

Rime of the Ancient Mariner

Inspirada em poema de mesmo nome, escrito por Samuel Coleridge entre 1797 e 1798, que reconta a história de um marinheiro que para um homem, à caminho de uma cerimônia de casamento, para narrar sua história nos mares.

Loneliness of the Long Distance Runner

Inspirado em um conto de Alan Sillitoe sobre um garoto da classe operária de Londres que encontra na participação em maratonas a saída para uma vida de crimes.

Stranger In a Strange Land

Livro homônimo de Robert Heimlein sobre um garoto humano que cresceu entre marcianos completamente sem contato com a cultura da Terra. Ao ser trazido de volta a terra, o menino cresce e amadurece, sempre tendo problemas para lidar com as inúmeras contradições da cultura ocidental.

Lord of the Flies

Inspirada no livro de William Golding sobre um grupo de garotos fica preso em uma ilha deserta. As tentativas de se autogovernarem são desastrosas e ecoam diversos momentos da história em que o mais fraco acabou submetido ao mais forte, seja pelo medo seja pela força física.

Brave New World

Inspirado no clássico distópico de Aldous Huxley, que em 1932 já tratava de clonagem e diferenciação genética, bem como era uma crítica a priori do lema hippie de sexo, drogas e rock’n’roll.

The Longest Day

Livro de Cornelius Ryan sobre a invasão dos Aliados à praia da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial, o conhecido “Dia D” em que o destino das nações em guerra começava a ser divisado no horizonte.

Aqui vale apresentar também uma música cujo título não é o mesmo do livro por um motivo bem simples e educado: o autor da obra literária odiava abertamente rock e heavy metal:

To Tame a Land (que é inspirada no livro Duna de Frank Herbert)

 

Há também uma gama quase infinita de músicas que fazem referências à história ou mitologia ao longo da carreira da banda, aqui algumas delas para ilustrar essa gama tão variada de períodos históricos e mitológicos/bíblicos:

Gengis Khan

Sobre o imperador e conquistador mongol que teve sob seu domínio um dos maiores impérios da história.

Invaders

Sobre a principal atuação dos vikings, guerreiros do norte da Europa cuja invasão e pilhagem formavam as bases de sua economia.

The Trooper

Inspirada na Guerra da Crimeia no séc. XIX, em que uma aliança formada por França, Inglaterra e o Império Otomano enfrentou a Rússia.

Flight of Icarus

Inspirada no mito grego de Ícaro, cuja ambição o levou à própria morte ao voar perto demais do sol com suas asas de cera.

2 Minutes do Midnight

A música faz referência ao Relógio da Meia-Noite, espécie de contador da Guerra Fria que alertava para o possível holocausto nuclear que poderia acabar com a vida na Terra.

Paschendale

Paschendale foi uma campanha militar britânica durante a Primeira Guerra Mundial, visando o controle de uma importante linha de abastecimento alemã.

Lord of Light

Música inspirada na passagem bíblica acerca da queda de Lúcifer, de anjo mais adorado ao inferno.

 

Pois é… a lista é longa e ainda tem MUITA COISA que acabou de fora, como o album conceitual Seventh Son of a Seventh Son, que tem todas as suas músicas inspiradas no na série de livros Seventh Son de Joseph Delaney ou todas as referências de ficção científica espalhadas pelas letras das músicas de Somewhere in Time.

Minha barba. Minha vida.