Sinapse por Lucas Youssef, 30/07/2010

Sexta-feira. Fim de semana. E fim de férias. Últimas oportunidades de ir pra balada e fazer de tudo sem ter que acordar cedo no dia seguinte pensando em estudar para provas ou fazer trabalho. Últimas oportunidades de fazer valer o período de recesso. Hora de usar a internet!

Hoje em dia a balada começa na internet. Há um ano não era bem assim. Ir para a balada era uma série de torcidas. Torcer para tocar música boa, torcer para amigos e outras pessoas interessantes irem, torcer para pessoas não tão interessante não irem. Mensagens para os amigos para saber a escolha da noite e checada nos DJs que deveriam animar a festa (aí uma tentativa de adivinhar o que eles tocariam a partir daqueles exóticos estilos musicais que nunca significavam muita coisa) eram o máximo que se podia fazer. Talvez uma ou outra ajuda no Messenger. Mas não passava disso.

Agora não. Quer saber quem provavelmente vai? Basta ver quem deu attending ao evento no Facebook. Quer saber se o ex vai aparecer por lá com a atual? Olhadinha rápida no Twitter para saber se a noite vai ter constrangimento ou não.  Vai tocar música boa? Os sets dos DJs estão nos mypodcast.com deles, além das mixtapes divulgadas em redes sociais. Sem idéia de como se vestir? Só passar no blog da balada e ver as fotos do que as pessoas têm usado. E por aí vai. Dá para antecipar muita coisa sobre uma noite usando apenas a internet.

Tem mais. A balada acontece em tempo real na internet. Graças à popularização dos aplicativos que permitem twittar de qualquer lugar, pelo celular. Quem fica em casa num sábado à noite enquanto todos os amigos vão pra balada tem que ler aqueles tweets sobre as músicas que estão tocando, as pessoas que fizeram/fazem/farão besteira, além do já-quase-tradicional “Tou bêbado!”… Parte dos acontecimentos sempre fica exposto para quem não foi. Ou para quem foi e não viu. E durante a semana, esses acontecimentos movimentam parte das conversas de amigos, ao vivo e nas redes sociais. Depois de tudo, as fotos e os comentários infames.

Para os donos da festa muita coisa mudou, também. Promover festas ficou muito mais fácil. O flyer virou história. A maior parte da promoção acontece pela internet, inclusive com sorteio de um ou outro agrado para os seguidores do Twitter.  Também houve mudança significativa para descobrir o que as pessoas querem ouvir, o que elas adoraram e o que detestaram sobre a festa. Uma maneira de abrir os olhos para o que acontece em casa – o que ninguém tem coragem de dizer diretamente.

Sexta-feira. Fim de semana. E fim de férias. Últimas oportunidades. Hora de fazer login nas suas redes preferidas e ver o que está por vir. Boa balada.

Twitter: @yousseflucas @NewronioESPM