Pixel Art hoje é algo que está na moda. Seja na onda dos games indie, em que muitos adotam a estética de 8 ou 16-bits, seja no estouro bastante recente do movimento chiptune, que mistura música eletrônica com efeitos e trilhas sonoras de videogames dos anos 80 e começo dos anos 90.

Por esse motivo, exemplos dessa arte que celebra os primórdios das imagens digitais hoje não faltam.

Mas antes do estouro de paródias e versões pixeladas, antes do documentário Indie Games, que colocou definitivamente os games alternativos no radar, havia as animações de Paul Robertson.

Robertson já trabalhava com design de games para o falecido Game Boy desde o começo da década de 2000. Seu primeiro sucesso na web foi a animação Pirate Baby’s Cabana Battle Street Fight 2006, que remete aos games do estilo Beat ‘Em Up, sensação da época dos fliperamas. A trilha sonora é de seu parceiro de criação Cornel Wilczek.

Uma curiosidade interessante: lançado em 2006, a animação participou do festival de arte Trigger Happy, tendo recebido apoio cultural da prefeitura da cidade de Melbourne, na Austrália.

Em 2008, Robertson lançou também em parceria com Wilczek, a animação Kings of Power 4 Billion %, uma batalha frenética entre seres humanos e clones invasores alienígenas.

Seu estilo único e marcante chamou a atenção dos detentores dos direitos de utilização da HQ que virou filme/história de amor mais nerd do mundo Scott Pilgrim contra o Mundo. A história chegou aos consoles em um incrível Beat ‘Em Up para até 4 jogadores.

Além do game  de Scott Pilgrim, Paul Robertson integrou a equipe de produção do game de Hora de Aventura para o 3DS, lançado em 2012.

O último trabalho do autor foi um remake da abertura de Simpsons, que tem feito sucesso na web recentemente.

Além de suas animações, o artista tem diversas imagens em seu tumblr.

Um grande artista, que conseguiu em meio à explosão de seguidores de seu “estilo” manter um formato característico e inconfundível.

Minha barba. Minha vida.