Sinapse por Lucas Youssef, 15/03/2010

Vou começar com um aviso: este não é um post sobre música. Porque, provavelmente, tudo que houver para ser dito sobre música e visual de Lady GaGa em Telephone será dito, talvez por você, em algum outro momento. Alguns amaram e outros odiaram. Normal. O que nos importa é que ultimamente todo mundo fala dela e os anunciantes perceberam o quanto sua figura chama a atenção – e o quanto isso pode beneficiá-los.Os videoclipes vendem produtos intangíveis como idéias, tendências, cores, referências, atitudes desde que surgiram. E há algum tempo estão sendo recheados com anunciozinhos bem contextualizados – o product placement, que incorpora produtos de toda sorte de maneira geralmente sutil em filmes, seriados, etc.

Os celulares são os melhores exemplos. Você com certeza se lembra de alguma cantora pop toda sorridente, dançando e trocando mensagens com o namoradinho na balada. Ou ainda algum rapper usando seu celular para fotografar aquelas amigas um tanto desinibidas. A Nokia foi umas das pioneiras, anunciou todos os grandes lançamentos dos últimos cinco anos nesses vídeos. Logo em seguida vieram outros aparelhos eletrônicos, roupas, acessórios, perfumes, jóias, carros… E de repente os videoclipes se consolidaram como plataforma de anúncios.

Se isso acontece há tanto tempo com tantas coisas, porque Lady GaGa vai ganhar confetinho? Simplesmente porque o vídeo de Telephone, lançado há alguns dias, é um marco para o product placement em vídeos de músicas. O clipe conta com pelo menos quinze anúncios (!) espalhados pelos 9:32 de duração. E seis deles são de alimentos que com certeza poderiam fazer parte do seu break. Celulares são fáceis de lembrar. Mas alimentos? … Por mais que você odeie GaGa, não negue que ela – na verdade, o pessoal que está por trás dela – e seus anunciantes inovaram.

Pois é. Isso, por mais ridículo que possa parecer, é importante. Porque as possibilidades para promoção de produtos são otimizadas assim, com a associação direta com o entretenimento. Afinal, quem ficaria em frente à televisão vendo comercial de pão ou de bolinho numa boa? Quem assistiu Telephone viu, não reclamou e é capaz de estar com um desejo incontrolável pelo bolinho de 50 cents que Beyoncé jogou pela janela. E é importante de novo porque fez os anúncios chegarem aos jovens consumidores que, alem de verem televisão, passam boas horas em frente ao computador.

O clipe da excêntrica GaGa remete naturalmente ao incrível Thriller de Michael Jackson. Os dois têm semelhanças, pelo fato de extrapolarem a proposta de promover a música e o artista e se tornarem verdadeiros ícones, ganhando vida própria na forma curtas. Telephone é um grande clássico instantâneo. E tenha certeza, se Michael fosse filmar o Thriller hoje você encontraria uns trinta anúncios nos quase 14 minutos de filme.

Telephone é definitivamente um sucesso. Conseguiu o absurdo número de 15 milhões de visualizações em 3 dias e promete entrar para a lista dos 100 mais vistos do YouTube rapidinho. Uma continuação de Telephone – que é, por sua vez,  continuação de Paparazzi, vídeo que explica o porquê de GaGa ter ido parar na Prison for Bitches – está por vir. Será que a mulher vai interagir com produtos de higiene e limpeza no próximo clipe? Não duvido. Uma coisa é certa: haverá publicidade.

Como curiosidade, os anúncios do clipe são listados a seguir (e como são muitos, é capaz que esteja faltando algum): fones Heartbeats nos ouvidos da presidiária de cabelo raspado,  celular LG (lembra alguém?) da Virgin Mobile na cintura da moça que Lady GaGa beija, na cela ela usa latinhas de Diet Coke nos cabelo e óculos da Chanel no rosto, óculos RayBan nas presas, laptop HP edição limitada da Beats com a carcereira, site Plenty Of Fish, Pussy Wagon, do filme Kill Bill, é um Chevrolet Silverado SS, o bolinho que Beyoncé jogou pela janela é um Honey Bun da Little Debbie, (aqui uma pegadinha, o copo com Double Breasted é fake), câmera da Polaroid, o sanduíche mordido com votade por GaGa é feito com Wonder Bread e o molho Miracle Whip, e na hora de levar a comida até a mesa aparecem os sapatos super conceito de Alexander McQueen os óculos que Honey B usa durante a matança são de Jeremy Scott, enquanto rola a dancinha patriótica aparece um luminoso da cerveja Coors Light.

Twitter: @yousseflucas @NewronioESPM