#éoquetemprahj por Mariana Carvalho Aconteceria em Cannes, entre os dias 19 e 25 de Junho, o 58º Festival de Publicidade de Cannes. É “aconteceria” mesmo, vocês não leram errado. Não mudou a data e nem o lugar, mas sim o nome do Festival.

A partir deste ano de 2011, o mais famoso Festival de Publicidade do planeta mudou o nome para “Festival Internacional de Criatividade”. Há 58 anos atrás, o festival era conhecido como “Festival Internacional de Publicidade em Filme”, tornando-se, anos depois, o “Festival Internacional de Publicidade”. A evolução do nome se deu exatamente pela evolução do próprio conceito de criatividade e, principalmente, da sociedade e das agências de propaganda.

Lá em 1954, ano que se deu início ao Festival, as propagandas eram vídeos de campanhas. Sem anúncios, sem ações publicitárias. As futuras edições, já nomeadas de “Festival Internacional de Publicidade” passou a abranger outras mídias, inclusive a internet, que já é vista não como algo inovador, mas simplesmente como mais uma plataforma. O novo nome, Festival de Criatividade, veio para mostrar a mudança de comportamento das agências, com ideias criativas, que não se limitam a ações promocionais em PDVs, em anúncios em revistas ou em sites, mas sim em IDEIAS. Ações de ONGs patrocinadas; ações promocionais que mobilizam estados, cidades e pessoas; ações que agora possuem plataformas até então poucos exploradas. O Festival veio para mostrar a mudança de comportamento da sociedade, ansiosa com esse novo estilo de ver e sentir a propaganda, esse novo estilo de entrar em contato com as marcas.

Como disse o próprio CEO do evento, Philip Thomas, “(…). Além da bem-vinda grande participação de profissionais nas categorias Design, Media, PR, Activation e de todas as formas de comunicação, os trabalhos vencedores em Cannes não podem mais ser simplesmente descritos como ‘publicidade’. Muitos dos Grand Prix são agora outorgados a experiências, tecnologias, mídia social, conteúdo gerado pelo usuário, serviços, eventos(…)”.

Além da novidade do nome do Festival, o Cannes Lions divulgou hoje a nova premiação “Holding Company of the Year” (prêmio acima), que premiará agências que possuam participação de 20% em ações de uma holding. O prêmio ocorrerá juntamente com as outras categorias: Independent Agency of the Year, Agency of the Year, Independent Agency of the Year, Palme d’Or e Network of the Year.

Twitta aí: @NewronioESPM @mapcarvalho