Quer frase mais batida do que “o último que sair apaga a luz”? Isso é porque nós estamos acostumados com a idéia cíclica de que no final do dia tudo deve ser organizado para que venha o próximo.

Mas quando se fala de 69% da população brasileira como consumidores 100% online, nunca terá um último a sair, e se ninguém apagar a luz, quem irá organizar o ambiente?

Essa pergunta foi o tema da palestra da professora Marina Wajnsztejn para a trilha de Publicidade Digital do Social Media Week.

Caso esteja interessado em saber mais sobre o SMWSP, clique aqui.

Marina, ou como prefere ser chamada MaWá, lida com redes sociais há 13 anos, e além de ser professora na ESPM, já trabalhou em grandes agências como DPZ&T, Ogilvy e Sinc.

Mawá começa sua palestra ressaltando que uma das coisas que precisamos tirar de nossas cabeças é que o digital, diferente do que pensamos, não é o oposto real, e apesar de mais palpável nos influencia da mesma maneira. É só pensar no quanto demoramos para escolher uma roupa e o quanto demoramos para postar uma foto no Instagram, ambos divulgam nossa imagem, mas não cancelam um ao outro.

Quanto mais jovens, mais naturalmente conectadas as pessoas estão. E toda essa conexão significa empoderamento para o consumidor uma vez que ele é capaz não só de ter uma relação mais estreita com a marca, mas também de trabalhar no ambiente digital, seja como uber, ou mesmo vendendo roupas numa página no facebook.

Com o consumidor 100% online, as empresas já não podem mais fechar as 18h e esperar até o outro dia de manhã para responder aos seus usuários. Porque até lá o cliente já está completamente insatisfeito, e com a informação viajando na velocidade da luz, um assuntinho mal comunicado pode virar uma crise em minutos. Isso faz com que sempre tenha alguém atento ao que está acontecendo, inclusive muitos dos profissionais já são considerados mobile, ou seja, sem mesa fixa, para atender essa flexibilidade de horário e espaço.

21% das empresas dizem estar transformadas digitalmente, mas esse é um outro erro comum, uma vez que não existe “transformado”. O ambiente digital está sempre em atualização, logo uma empresa deve estar em constante transformação.

E para que estejamos sempre atualizados do que está acontecendo digitalmente é primordial que o aluno aprenda rápido e saiba usar as fontes corretas. Para que assim o consumidor chegue mais preparado ao fluxo de consumo.

Pareço descolado, mas vou dormir depois da novela.