Cannes tem a capacidade de fazer as coisas acontecerem. Elas acontecem e acontecem em grandes proporções. Não é à toa que as grandes marcas que se articulam em torno da criatividade querem garantir seu lugar aqui. E assim surgem as oportunidades: testar o Google Glass ou encontrar Annie Leibovitz, por exemplo. Durante um passeio pelo Google Creative Sandbox, um espaço temático na praia para o Google mostrar suas novidades, encontrei a Amanda, diretora de marketing do Google Glass. Na cara dura, interrompi o bronzeamento dela e pedi se podia ver os óculos que ela estava usando. Muito simpática, ela me mostrou como eles funcionam.

 

É como um micro computador nos seus olhos. Basta dizer “take a picture” e você tem o momento registrado. Você pode ver a previsão do tempo, gravar um vídeo, ter a ajuda de um GPS e muitas outras coisas. O mais fantástico é que os óculos reconhecem sua voz com extrema facilidade. Comigo estava um grupo de estudantes com sotaque forte e mesmo assim os óculos entenderam sem algum problema. Eles ainda não estão a venda e parece que ainda demorará para termos um desses em casa. Por enquanto um número limitado de pessoas terão acesso aos óculos devido à tática de distribuição da empresa. Quem gostou poderá adquirir em três diferentes cores: preto, branco e cinza.

Outro highlight do dia, e esse será difícil de se esquecer tão cedo, foi o encontro com a super premiada fotógrafa Annie Leibovitz. Fomos convidados de última hora para os últimos lugares disponíveis na única entrevista de imprensa do dia. Annie contou como foi o processo criativo da foto que tirou de John Lennon e Yoko Ono no dia da morte do cantor. Segundo ela, as coisas “simplesmente aconteceram”. Ela precisava retratar o amor dos dois e, como a nudez já era uma coisa presente para o casal, John Lennon quis tirar a roupa mas Yoko não. Leibovitz também se colocou a favor dos avanços tecnológicos no campo da fotografia, como os iPhones. Ela disse que estes desenvolvimentos servem para melhorar a técnica e aprimorar a qualidade das fotografias. É claro que a excelência fica por conta da profissionalidade do fotógrafo. A fala de Annie é inspiradora e apaixonante. Para quem não conhece o trabalho dela, vale a pena dar uma olhada.

Os grandes destaques da segunda noite de prêmios do Festival vieram de diversas partes do mundo. O Brasil recebeu estatuetas de ouro, prata e bronze nas quatro categorias da noite: Outdoor, Mobile, Innovation e Media. A campanha mais aplaudida durante a premiação foi a Smart Ideas for Smarter Cities, Grand Prix de Outdoor realizada pela Ogilvy França para a IBM.

 

Outros destaques para outdoor foram Evian Babies, TNT We Add Drama, Dumb Ways to Die, Sharpie Ultrafine Marker, Ecofill Ink Cartridges, entre outros.

O Grand Prix de Mobile foi para Smart Communications TXTBKS; Grand Prix Innovation: Cinder Software Technology e Grand Prix Media para Dela Snares Insurance Company.

Renan Quevedo é diretor de arte, cursa o 8º semestre de CSO e foi o aluno escolhido para representar o Brasil na Roger Hatchuel Academy. Além da competição entre estudantes de todo o mundo, Renan fará de tudo para atualizar o pessoal sobre ideias, eventos, palestras e o que de mais incrível estiver acontecendo em Cannes.