Ontem, no dia 21 de setembro houve a segunda edição do fórum de comunicação da ESPM. O evento contou com palestras nos auditórios Kotler e Castelo Branco e começou 9h terminando apenas 22h.

As palestras foram divididas em 6 painéis com temas diversos e contou tanto com convidados, ex alunos e professores da ESPM.

Os painéis foram os seguintes:

9h-10h30: Desafios para a gestão da comunicação

Camila Costa (ID), Daniel Conti (Vice) e Fábio Britto (Leo Burnett). Moderado por Luiz Fernando Garcia.

11h-12H30: O papel e o digital: o paradoxo inexistente

Claudia Vassalo, João Gabriel, Paula Mageste e Virginia Any. Moderado por José Francisco Queiroz.

Foi discutido o cenário atual do meio impresso, relacionando-o com o digital.

14h-15h30: As múltiplas faces da produção de conteúdo

Georgia Guerra-Peixe – Joca (Atraves. TV), Marcela Dória (Twitter) e Wagner Martins (301). Moderado por Caio Marchi e Rodney Nascimento.

16h-17h30: Criação e tecnologia: novos skills em jogo

Alvin Shiguefuzi (Africa), Luciana Correa (ESPM Media Lab) e Pedro Gravena (Y&R). Moderado por Maria Matuck.

Houve uma demonstração do trabalho feito no Media Lab e sua database de Case. Além de uma apresentação por 2 profissionais de criação que nunca haviam se visto antes, mostrando os suas opiniões quanto à criativo hoje.

18h-19h30: Convergências, comunicação e arte: métodos de produção de conteúdo, conhecimento e comunicação

João Carlos Gonçalves, Lucia Santaella e Tânia César Hoff. Moderado por Celso Cruz.

O assunto do painel foi em torno à variedade de meios para produção de conteúdo, além de seus derivados.

20h-22h: Ativismo, marcas e comunicação.

Adriana Carvalho (ONU Mulheres), Laura Chiavone, Leão Serva (Sem Carro), Massimo Di Felice (Atopos) e Pedro de Santi. Moderado por Ismael Rocha.

Como marcas podem participar do cenário atual sociocultural de forma ética. Além do papel do ativismo hoje em dia, tanto na publicidade quanto no geral.

Os participantes podiam fazer perguntas após os términos das apresentações, tanto online quanto pelo microfone.

O fórum contribuiu à uma visão mais abrangente das mudanças que estão ocorrendo na comunicação, além de certo modo nos prepara ao que está por vir. Vários pontos comentados estão se tornando cada vez mais essenciais e as palestrantes focaram justamente neles.

 

 

Agência de Publicidade da ESPM