A televisão brasileira no geral, ultimamente vem sendo questionada por muitas pessoas quanto ao suposto ato de manipular os telespectadores, principalmente após as manifestações explodirem nas ruas das cidades. Diversas emissoras e outros tipos de veículos de informação (jornais, revistas, sites e etc.) são constantemente questionados quanto a imparcialidade por parte desses e ao excesso de notícias tendenciosas em seus conteúdos. Além disso, há críticas também quanto aos programas de entretenimento, que há muito tempo são vistos como principais responsáveis pela “inércia”, acomodamento e despreocupação do brasileiro com o seu país. Programas estes, que, segundo os incomodados, sempre buscam apenas a audiência e o lucro, explorando os temas mais fúteis e polêmicos, da maneira mais sensacionalista. Ou seja, não estão preocupados com a qualidade do conteúdo, mas sim com a quantidade de telespectadores. Neste grupo de incomodados, podemos destacar a MTV.

A MTV era, de certa forma, um ícone de “liberdade televisiva” dentre os grupos de canais abertos. No início era um canal bastante voltado para o mundo da música. Conforme sua introdução no mercado foi amadurecendo, algumas adaptações tiveram de ser feitas, devido a uma demanda acostumada com programas considerados de “baixo nível intelectual”. Mesmo que o canal sempre tivesse procurado manter o perfil de liberdade na televisão, a qualidade de seus programas foi perdendo nível também. Mas ao invés de competir com esse mercado de programas de “baixo nível intelectual”, a MTV perdeu espaço, e teve que tomar uma drástica solução: fechar as portas para o “mundo dos canais abertos”.

Essa interpretação de que a MTV faz parte do grupo dos incomodados é apenas mais uma de várias outras possíveis de ter ao assistir a nova vinheta da emissora, cujo tema é: “A Televisão tem Futuro?”. O vídeo mostra, de maneira sombria, um grupo de jovens com “cabeças de televisão” sendo reprimidos por uma polícia que agride essas pessoas diretamente nas cabeças.

Com isso, saber se a MTV fará sucesso como canal pago e se voltará a ser adorada pelo jovem, ainda é difícil. Porém, já dá pra ter uma noção de que haverá uma reformulação em seu estilo de programa e no conteúdo. Portanto, por algo no mínimo interessante podemos esperar!

Antes, era apenas mais um garotinho, do interior de SP, com uma cabeça desproporcional ao corpo. Agora, um estudante de Publicidade e Propaganda da ESPM.