#entrevista por equipe newronio.

Felipe acredita na mídia criativa. E, com seu trabalho, faz a gente acreditar também

Felipe Snege é mais um ex-aluno da ESPM que está se dando bem no mercado. Acaba de ganhar o Young Lions na categoria mídia, com 28 anos. Ele se formou em 2006 e só no último semestre que começou a trabalhar em agência. Ficou bastante infeliz nas empresas em que trabalhava, mas ainda sim se sentia um homem de negócios. Por isso escolheu mídia: o lado mais business da publicidade. Segundo ele, um profissional de mídia é praticamente um consultor de negócios do cliente. Ele não só acompanha resultados de campanhas, mas também sugere novas embalagens e até novos canais de distribuição. Antigamente, o mídia era briefado pelo atendimento e não chegava nem a participar das reuniões. Hoje em dia, ele é o profissional da agência mais próximo ao cliente.

O Newronio foi até a DM9 encontrar Felipe. Abaixo, separamos as coisas mais legais que o ele falou:

“Eu acredito na mídia criativa, principalmente em médias e grandes agências. E a DM9 se destaca muito nisso.”

“No fim, as ideias não têm dono – nunca se sabe de onde nasceu a ideia da campanha.”

“Ninguém faz nada sozinho. Até esse prêmio do Young Lions: o prêmio é meu, mas todo mundo me ajudou: o rádio e tv faz o vídeo, a produção monta uma capa bacana. Depois que ganhei tive que agradecer todo mundo.”

“Mídia não é uma área muito premiada, diferente da criação. Você nunca vai virar diretor de criação se não tiver leão. Mas os prêmios para mídia são recentes, cannes lions tem 10 anos, o Young não tem nem isso.”

“A copa é uma oportunidade excelente pra quem está entrando no mercado agora. Mas isso também é um problema: quem começar a trabalhar agora vai achar que o mercado é uma exorbitância de dinheiro, e não é verdade.”

Rolou uma pausa na entrevista para Felipe atender o celular. Era cliente preocupado com a Copa

“O cliente que não quiser morrer na praia vai ter que tirar muito dinheiro do bolso na Copa.”

VOCÊ QUER SAIR DA FACULDADE RICO? FAÇA MÍDIA ONLINE. Está muito difícil de achar esses caras. E quando eles entram aqui já querem ser efetivados logo porque vivem recebendo proposta.”

“O mercado publicitário conversa muito entre si. Dificilmente se fica muito tempo desempregado porque todo mundo te conhece.”

“Mídia trabalha estupidamente. Não chegamos a virar noite como os criativos, mas sempre temos muita coisa para fazer.”

“A ESPM foi muito legal pra mim, não a culpo de nada. Na minha época, porém, existia uma certa distância do mercado. Ainda não tinha muita aula prática. Porém devo meu conhecimento de mundo e repertório a ela.”

“Eu vivi o comecinho da ‘Era da Informação’. E isso me deixou desesperado: eu achava que tinha que ler todos os livros do mundo, era um louco.”

“No começo, quem trabalha em agência ganha menos. Mas depois compensa, é mais fácil crescer em agência.”

Quando você bateu no teto, tem que mudar ele de lugar. E a DM9 ajuda a empurrar esse teto. Você está indo bem e eles criam vagas pra você.”

“A DM9 foi a única agência eleita como melhores empresas para se começar a trabalhar.”

Alguns livros que marcaram Felipe, tanto profissionalmente quanto pessoalmente

Obs: o case vencedor de Felipe no Young Lions é para o Guaraná Antártica e reforça sua fórmula secreta: “É mais fácil acontecer X do que ver a fórmula secreta do Guaraná Antártica”. A sacada de mídia foi mudar as vinhetas da MTV, mudando o nome do canal. Essas vinhetas se assinavam: “É mais fácil ver MTV virar MamboTV do que descobrirem a fórmula secreta do Guaraná Antártica”. Clique aqui para assistir. Também tinha a Mosquito TV, Mágica TV e o Macarronada TV

Siga a gente no @NewronioESPM. E também o Felipe @fsnege

Henrique passa as manhãs dos dias de semana na ESPM, as tardes dos fim de semana tocando música e as noites de terça vendo a Portuguesa no Canindé.