Aqui vai um resumo dos principais momentos do primeiro dia da 60ª edição do Festival de Cannes.

O dia começou cedo para os jurados de Inovação – há alguns dias eles vêm conferindo os selecionados para o longlist e hoje, pela primeira vez,o juri do shortlist foi aberto para o público. Uma de cada vez, as duplas tinham 10 minutos para convencer a banca liderada por David Droga que sua peça era excelente. Depois era a vez da banca: 10 minutos para perguntas matadoras e difíceis de se sair ileso. Os destaques foram Coca-Cola Small World Machines e Thunder Clap. O Brasil concorre com três indicados: Espelho de Maquiagem Virtual, da ID\ para Natura; Sky Rec, da AgênciaClick Isobar para Sky e Terra V.I.P, da DM9DDB para Terra.

Durante a sabatina, as duplas contaram curiosidades sobre o processo de criação de cada um dos trabalhos. Thunder Clap, uma plataforma que amplifica uma mensagem com o poder da multidão, foi criada quando um de seus idealizadores participava de um manifesto em Nova York: nas ruas, o líder do grupo pronunciava uma frase e as pessoas mais próximas repetiam a frase, depois as mais próximas dessas pessoas repetiam, e por aí em diante – criando uma espécie de onda. O resultado sai na próxima terça-feria, dia 18.

Outro destaque do dia foi o seminário com quatro grandes nomes da propaganda brasileira: Ícaro Dória, Fernanda Romano, Rafael Rizuto e Daniel da Hora. O tema era “Estrangeiro: sem barreiras para a criatividade” e os publicitários contaram suas experiências trabalhando com outras culturas durante sua vida profissional no exterior. Entre perrengues e casos de sucesso, o segredo, segundo eles, é balancear as habilidades criativas, conectivas e ambientais de uma agência.

A Roger Hatchuel Academy, curso voltado para apenas 30 estudantes do mundo todo, teve sua aula inaugural e um overview da semana com os premiados professores Clive Challis, Head of Advertising na Central de Saint Martins de Londres, e Joe McDonagh, Deputy Director Creative & Content na Bill & Melinda Gates Foundation.

O dia terminou em grande estilo em uma festa realizada pela Adobe para toda a delegação no topo do Palais, com direito ao open bar de Heineken e DJ.

Ah! Lembram das latinhas de Coca-Cola para o Festival? Aqui vai um registro. Amanhã tem mais!

Renan Quevedo é diretor de arte, cursa o 8º semestre de CSO e foi o aluno escolhido para representar o Brasil na Roger Hatchuel Academy. Além da competição entre estudantes de todo o mundo, Renan fará de tudo para atualizar o pessoal sobre ideias, eventos, palestras e o que de mais incrível estiver acontecendo em Cannes.