#semanadacriacao por Luisa Fleury

Acho que todo mundo ouviu falar que estava acontecendo a 25˚ Semana de Criação lá no
Teatro Raul Cortez, que fica na Fecomércio em São Paulo. Ou pelo menos deveriam, porque tinha um lamà depois da catraca da ESPM. Estive lá, no primeiro dia (26/03). O Roberto Duailibi, (a letra D da agência DPZ) fez uma introdução
para a semana, e o Nizan Guanaes (chairman do Grupo ABC) foi o palestrante
principal. Tivemos uma presença inesperada, do grande publicitário, poeta e
jornalista Mauro Salles. Aos 80 anos e sendo amparado para segurar o microfone, Mauro emocionou a plateia presente com 4 poemas que farão parte de seu 6˚ livro.

Duailibi é, sem dúvidas, um dos maiores publicitários do país. Para ele, dentro de cada
um de nós existe um mundo de modificações, criatividade e personagens.
Lembrou frase de Steve Jobs: “Criatividade é a arte de conectar coisas”. Duailibi citou os 10
caminhos para a invenção, presentes no livro Imagine do escritor americano Jonah Lehrer:

Roberto Duailibi

1 ) Azul – a cor azul favorece a assimilação de ideias, a cor vermelha atrapalha (nem
ele próprio sabia disso!)

2 ) Fique grogue (e não drogado) – levemente grogue, não fique tenso, deixe sua
cabeça fluir.

3 ) Pense sempre como uma criança. Quanto mais sério você for, menos criativo será.

4 ) Imagine que você está longe. Afaste-se das coisas para percebê-las.

5 ) Caia na risada, o riso resulta em mente criativa.

6 ) Sonhe acordado, deixe seu pensamento fluir para ser feliz.

7 ) Mude para uma metrópole. Ela te dá o anonimato necessário para florescer sua
criatividade.

8 ) Pense “fora da caixa”, saia do óbvio.

9 ) Conheça o mundo, isso vai ajudar a construir seu repertório.

10 ) Prefira verbos genéricos. sorriso é sem
graça perto da gargalhada.

Nizan em sua palestra

Depois de Duailibi, assistimos ao “show” do Nizan, que nos ensinou que só trabalhando com ele teremos sucesso. Lembrou quando ajudou a DM9 a ser 4 vezes a agência do ano no Festival de Cannes e quando fundou várias outras agências e empresas, como Loducca, África e IG. Fizeram parte de sua palestra muito descontraída frases como:

“Propaganda tem que ser Hit”

“Eu gosto é de sucesso, igual à Paula Fernandes!”

“Enquanto uns choram, eu vendo o lenço”

“Quando a maré sobe, todos os barcos sobem”.

Em conjunto, a noite foi muito interessante. Muitas pessoas famosas da área da propaganda, estavam presentes para prestigiar os palestrantes, como Márcio Oliveira, VP de operações da Lew’Lara/TBWA, Hugo Rodrigues COO&Chief Creative Officer das agências Publicis do Brasil, que estava presente na mesa de perguntas aos palestrantes e Bruna Lombardi, publicitária, atriz e escritora.

Siga a gente no twitter! @NewronioESPM e siga também o @nizanguanaes9

Escolhi fazer comunicação por gostar (e muito) de me comunicar. Sou tímida no começo, mas depois de um tempo já sou íntima. Eu nunca escrevi em blog, mas vivo escrevendo. Amo estar atualizada, principalmente no que se refere à moda.